Itapema é a cidade mais digital de Santa Catarina

Itapema conquistou a primeira posição entre os municípios de Santa Catarina no Índice Brasil de Cidades Digitais, divulgado na terça-feira (14) em São Paulo. A cidade ficou na frente de Brusque, em segundo, e Rio do Sul, na terceira posição. Já na classificação nacional, Itapema ficou em 18 lugar. O prêmio é a primeira amostra de cidades brasileiras com o melhor uso de Tecnologia da Informação e da Comunicação (TIC).

O Assessor Especial de Gestão Administrativa de Itapema, Ricardo Alexandre Nunes Pereira, gerencia a estrutura de TIC de Itapema. Ele conta que a classificação foi fechada em meados de 2010, quando Itapema ainda não estava com toda sua rede concluída. Se fosse hoje, estaríamos em uma posição nacional muito melhor, explica. Ricardo ainda afirma que o mais importante em uma Cidade Digital é sua estrutura, capaz de gerenciar e oferecer de forma dinâmica todos os serviços disponíveis para os cidadãos.

A Prefeitura de Itapema está atualmente no processo de conclusão da instalação de telefonia no sistema Voz sobre Rede (na sigla inglesa VoIP). A tecnologia usa a internet ou outra rede de computador, baseada no Protocolo de Internet, para permitir a transmissão de voz nas redes de dados. A intenção do Governo Municipal é economizar mais de R$ 1 milhão em dois anos, nos gastos de telefonia e comunicação entre os órgãos da Prefeitura.

Os cidadãos itapemenses tem a disposição uma série de serviços online, acessíveis pelo site da Prefeitura de Itapema (http://www.itapema.sc.gov.br) no link Serviços Online. No espaço é possível ter acesso a Certidão Negativa de Débitos, ao Sistema Integrado de Bibliotecas, Projetos de Leis, Publicações, o Novo Código Tributário, entre outras opções. Além disso, o setor de Tecnologia da Informação da Prefeitura gerencia todos os processos administrativos, com a automação dos processos internos de todas as secretarias dentro de uma intranet, a Itanet. Ao todo são mais de 50 softwares distintos e interligados entre si com uso bancos de dados dinâmicos.

O termo Cidade Digital pode ser entendido como o conjunto de experiências e projetos governamentais, privados e/ou da sociedade civil, que relacionam cidades e novas tecnologias de comunicação. A intenção é criar uma representação na web de um determinado lugar, como um portal de informações gerais e serviços, comunidades virtuais e representação política, para oferecer uma plataforma de interação aos cidadãos.

O Índice Brasil de Cidades Digitais é um trabalho organizado pela Momento Editorial, que publica as revistas Wireless Mundi e ARede, em parceria com a CPqD, instituição independente que desenvolve soluções nas áreas de telecomunicações, financeira, energia elétrica, industrial, corporativa e administração pública. O trabalho, inédito no país, adotou como base a metodologia criada pelo CPqD para a avaliação do grau de digitalização dos municípios, que leva em conta critérios divididos em nove categorias – entre elas, presença de equipamentos primários, acesso público à internet, cobertura geográfica, acessibilidade, usabilidade e inteligibilidade, banda e serviços públicos e privados.

Confira aqui o ranking completo das Cidades Digitais do Brasil.
https://www.cpqd.com.br/component/docman/doc_download/228-ranking-indice-brasil-de-cidades-digitais.html

Mais informações com o Assessor Especial de Gestão Administrativa de Itapema, Ricardo Alexandre Nunes Pereira, pelo telefone (47) 3268-8080.