Diferente de algumas regiões do Brasil, Itapema está fora da área de recomendação de vacina contra Febre Amarela. Mesmo assim, a Secretaria de Saúde disponibiliza a imunização para quem vai viajar para as cidades onde tem a recomendação de vacinação.
Segundo a Diretora da Vigilância Epidemiológica, Enfermeira Daniele Melo, as pessoas que forem viajar para as áreas devem procurar as Unidades Básicas de Saúde (UBS) de sua área de residência. A vacinação é o método mais eficaz para garantir a imunização. Mas, como um dos transmissores da febre é o Aedes aegypti, mesmo transmissor da Dengue, a população deve contribuir ainda mais com ações como, por exemplo, acabar com o acúmulo de água parada em recipientes destampados, afirmou.
Quais os sintomas?
Geralmente, quem contrai este vírus não chega a apresentar sintomas ou os mesmos são muito fracos. As primeiras manifestações da doença são repentinas:
Febre alta
Calafrios
Cansaço
Dor de cabeça
Dor muscular
Náuseas e vômitos por cerca de três dias.
A forma mais grave da doença é rara e costuma aparecer após um breve período de bem-estar (até dois dias), quando podem ocorrer insuficiências hepática e renal, icterícia (olhos e pele amarelados), manifestações hemorrágicas e cansaço intenso. A maioria dos infectados se recupera bem e adquire imunização permanente contra a febre amarela.
Fonte: Prefeitura Municipal de Itapema