Itapema Faz Bonito encerra com teatro para crianças da Rede Municipal de Ensino

Itapema Faz Bonito encerra com teatro para crianças da Rede Municipal de Ensino

Itapema Faz Bonito encerra com teatro para crianças da Rede Municipal de Ensino

A Campanha Itapema Faz Bonito encerrou nesta sexta-feira (24/05) com uma apresentação teatral do Grupo “Cia de Tchêatro Xebebéu” para mais de 500 alunos da Rede Municipal de Ensino na Praça da Paz. A peça “Nosso Segredo” conta a história da personagem Aninha que superou o medo e contou sobre os abusos sofridos.

A Campanha que iniciou na ultima sexta-feira (17/05) em alusão ao Dia Mundial de Combate ao abuso e Exploração Sexual Infantil é uma realização da Secretaria de Assistência Social e de Lazer em parceria com o Conselho Tutelar e o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e Adolescente (CMDCA) é tem como objetivo orientar crianças, adolescentes e sensibilizar adultos sobre essa problemática.

Para a Secretária de Educação, Alessandra Simas Ghiotto, esse tema não deve ser tratado e abordado na Rede de Ensino apenas durante a Campanha, “Desenvolvemos nas escolas atividades com o objetivo de prevenir e orientar nossos alunos sobre as formas de abuso e exploração sexual e como denunciar os crimes. É um dever de toda a sociedade proteger as nossas crianças e adolescentes dessas ameaças”, salienta.

A Secretária de Assistência Social e de Lazer, Marinês Kepler Nunes, fez um balanço das atividades. “Foi uma semana de muitas ações envolvendo as escolas, as unidades básicas de saúde, usuários do CRAS E CREAS e a comunidade. Conseguimos levantar a temática em vários setores da sociedade. Nossas ações de orientação vão seguir durante todo o ano”, destacou.

A Prefeita Nilza Simas acompanhou a apresentação do teatro no período da manhã e destacou a importância da ação. “Meu sentimento é de gratidão a todos que abraçaram esta causa levando essa mensagem em várias ações. A prevenção é sempre o melhor caminho. Parabéns a todos”, declarou.

Como denunciar?
Sempre que suspeitar de uma situação de violência sexual, deve-se dirigir ao Conselho Tutelar do município ou realizar uma denúncia via Disque Direitos Humanos (disque 100, ligação gratuita e anônima), para que o caso possa ser investigado.

Fonte: Prefeitura Municipal de Itapema