A Prefeitura de Itapema inaugurou na segunda-feira (20) o primeiro Ecoponto para pneus usados no município. O espaço foi criado pelo Governo Muncipal, com o objetivo de armazenar de forma segura os pneus descartados na cidade e, posteriormente, encaminhar para reciclagem pela parceira da iniciativa, a Associação Reciclanip. A implantação da área foi marcada com a assinatura do convênio de parceria no próprio local, com a presença do Prefeito de Itapema, Sabino Bussanello, de Secretários Municipais, representantes da Câmara de Vereadores e funcionário públicos. O ponto de coleta de pneus está localizado na sede da Secretaria Municipal de Infraestrutura, na Rua 902, 155, no Bairro Alto São Bento.
O Presidente da Fundação Ambiental da Área Costeira de Itapema (FAACI), Juaci do Amaral, afirma que os pneus fazem parte de um dos grupos de resíduos mais complicados para o Meio Ambiente. Ele ainda explica que o Ecoponto vem a somar com as demais iniciativas da Prefeitura de Itapema para controle de resíduos, como os já existentes para detritos da construção civil, óleo de cozinha, pilhas, entre outros. O Ecoponto vai permitir também a regularização de alvarás de empresas que trabalham com pneus e seu descarte, como oficinas e borracharias, detalha.
O Secretário de Saúde, Roberto Carlos Ruiz, explica que o Ecoponto também é um trabalho de prevenção, para impedir a proliferação de focos do mosquito vetor da Dengue, o Aedes Aegypti. Ele afirma que essa iniciativa reforça o compromisso de Itapema não permitir a entrada da doença na cidade e em Santa Catarina, com o cuidado de não deixar os pneus velhos acumularem água. A iniciativa é também uma questão de saúde pública para Itapema, que vai ajudar a vigilância epidemiológica em seu trabalho, lembra.
Para o Prefeito Sabino Bussanello, o Ecoponto é um passo importante para Itapema, que proporcionará um fortalecimento na luta pela conquista de melhores condições de vida para a comunidade e na luta pela preservação do meio ambiente. Ele parabeniza todas as equipes de servidores públicos responsáveis pelos trabalhos de prevenção e cuidado com a cidade, além de lembrar como o Governo Municipal preza por essas questões, como na limpeza das margens dos rios e programas de prevenção de saúde. Nos esforçamos para criar políticas públicas de prevenção, para que em uma atitude proativa agora não precisarmos correr atrás dos prejuízos depois, completa.
Mais informações com o Presidente da Fundação Ambiental da Área Costeira de Itapema (FAACI), Juaci do Amaral, pelos telefones (47) 3368-1603 ou (47) 9125-4528.