O Prefeito de Itapema, Sabino Bussanello, assinou na tarde de terça (8) o decreto que institui o Serviço de Acolhimento a Mulher (SAM), ligado ao Programa Mulheres. A ação dedicada ao Dia Internacional da Mulher fez parta da abertura oficial da 2 Semana da Mulher em Itapema, que contou também com a assinatura de um Projeto de Lei que aumenta a licença maternidade de 120 para 180 dias.
Além do Prefeito, o evento contou com a presença da Primeira Dama, Nádia Fernanda Bussanello, da Vice Prefeita, Maria Luci da Silva, da Secretária de Assistência Social, Cidadania e Direito Humanos, Mirian Raquel Maraschin, da Presidente do Conselho dos Direitos da Mulher, Cláudia Maria Petri, do Vereador Luiz Carlos Vieira, representando a Câmara de Vereadores, demais autoridades e representantes de Itapema.
Para o Prefeito Sabino, a criação do SAM só aconteceu graças ao empenho das mulheres por sua causa. Ele ainda lembra que o próprio Dia Internacional da Mulher só existe graças a luta de mulheres engajadas. Assim aconteceu a assinatura deste decreto e deste projeto de lei: graças a luta e a preocupação das militantes da cidade. É importante ter a história como guia para projetos importantes como esse, diz Sabino, parabenizando os envolvidos.
Durante o evento foram lembradas mulheres que marcaram a história, além de toda a caminhada em busca da igualdade de direitos. A Chefe do Programa Mulheres e responsável pelo SAM, Marta Fratini da Silva, explica que o serviço vem ao encontro das políticas públicas federais e serve para um atendimento especial para mulheres em situação de violência doméstica. A criação do serviço de acolhimento vem para oportunizar as mulheres de Itapema o resgate de sua dignidade, e defende-la de todas as formas de negligência, abuso e violência, completa.
A 2 Semana da Mulher de Itapema terá uma programação dedicada à valorização e a preocupação com o sexo feminino. Com o tema A mulher como centro da vida e o lema Previna-se! Ame-se! Cuide-se, haverá entre 9 e 15 de março horários especiais de atendimento nos postos de saúde, inscrição para cursos de qualificação profissional e atividades culturais dedicadas para mulheres.
Mais informações com a Chefe do Programa Mulheres e responsável pelo SAM, Marta Regina Fratini, pelo telefone 9924-0295.