O Prefeito de Itapema, Sabino Bussanello, esteve reunido na quinta-feira (26) com autoridades de outros quatro municípios para a implantação do Consórcio Intermunicipal de Segurança com Cidadania Costa Verde & Mar (CISVEMAR). O encontro aconteceu na Prefeitura de Balneário Camboriú, do Prefeito da cidade, Edson Renato Dias, além dos prefeitos de Navegantes, Roberto Carlos de Souza, de Camboriú, Luzia Coppi Mathias, da Vereadora Susi Bellini, representando Itajaí, do Presidente do Parlamento da Macro-Região da Foz do Rio Itajaí (Parlaamfri), Dão Koeddermann, e do Secretário de Segurança Pública de Balneário Camboriú, Nilson Probst.
A reunião entre os prefeitos das cinco cidades teve o objetivo de discutir as diretrizes da segurança pública da região, através da implantação do CISVEMAR. Com isso, os representantes dos municípios formataram a criação do Gabinete de Gestão Integrada Regional (GGIR), como uma ampliação dos Gabinetes de Gestão Integrada Municipal (GGIM). O GGIR é uma comissão formada por representantes das cidades, que planeja, encaminha e cobre ações de segurança pública do Governo do Estado. A ideia é concentrar grupos da sociedade para que, na união dos municípios, haja força e subsídios para cobrar políticas públicas de segurança. Assim, o GGIR irá conduzir de forma aberta todas as atividades do Consórcio Intermunicipal de Segurança com Cidadania.
O Assessor Especial de Relações Institucionais, Luciano Pedro Estevão, foi escolhido junto com Cristian Barbosa Dias para representar Itapema no GGIR. Segundo Luciano, o Consórcio é importante para fortalecer nos municípios políticas públicas de segurança. A Segurança Pública está um caos. Todos os dias, vemos mais assaltos, que amedrontam a população e ampliam a insegurança no município. Quem é responsável por cuidar dessa questão é o Estado e muito pouco ou nada faz, explica.
Preocupado e atento com as questões de Segurança Pública de Itapema, o Prefeito Sabino Bussanello participa de reuniões periódicas com os delegados da Polícia Civil de Itapema para buscar soluções. Sabino ainda reivindica constantemente ao Governo Estadual reforços para a Segurança Pública de Itapema, como na reunião em Florianópolis em 1 de Abril desse ano com o Secretário Adjunto da SSP, Coronel PM Fernando Rodrigues de Menezes. Ainda segundo o Prefeito, o Governo Estadual é omisso em diversas questões de Segurança Pública, por isso a implantação do CISVEMAR será uma política pública de articulação, com um mecanismo que ajudará no avanço de ações, principalmente contra a fragmentação dos grupos dedicados à causa. Temos que criar um mecanismo legal e prático para unir todas as formas de levar segurança para nossa população. E é isso que o Consórcio irá buscar: recursos públicos, para a segurança da comunidade, e irá cobrar do Governo do Estado que tudo seja cumprido, detalha.
Mais informações com o Representante de Itapema Gabinete de Gestão Integrada Regional (GGRR), Cristian Barbosa Dias, pelo telefone (47) 9186-8200.