Profissionais do Centro de Orientação e Assistência Sorológica de Itapema (COASI) e do Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) participaram em Florianópolis do Seminário Estadual de Redução de Danos, Prevenção e Promoção da Saúde, realizado pela Diretoria de Vigilância Epidemiológica de Santa Catarina (DIVE/SC).
O evento contou com a presença de palestrantes de todo o país e teve como objetivo debater sobre a Política de Prevenção, Promoção e Redução de Danos em DST/Aids e Hepatites Virais com a discussão de estratégias de prevenção e atualização no campo da saúde, reunindo então coordenadores e técnicos municipais para integração de estratégias.
Segundo a Coordenadora do COASI, Kátia Mariani, que esteve presente no seminário, a participação em eventos como esse é ótima por trazer para aos profissionais de Itapema um conhecimento ainda maior. “Uma questão legal conversada foi a respeito das internações. Muitas pessoas vêem isso como uma salvação, que na verdade não é, isso ilustra como precisamos trabalhar a redução de danos num geral para não chegar nesse ponto. A redução não deve ser só por parte de drogas, mas sim qualquer tipo de dano, como por exemplo no diagnóstico preço do HIV”, explicou Kátia Mariani.
Fonte: Prefeitura Municipal de Itapema