A Secretaria de Saúde de Itapema, por meio do Centro de Atenção Psicossocial (CAPS), promove o 2 Encontro a Favor da Luta Antimanicomial durante a tarde de sexta-feira (18) na Praça da Paz. Durante o evento haverá feira de artesanato, com peças confeccionadas pelos pacientes do CAPS nas oficinas de geração de renda, além de orientações sobre o trabalho que é realizado pela unidade.
O objetivo da mobilização é conscientizar os munícipes para que as pessoas com sofrimento mental sejam cada vez mais acolhidas, cuidadas e tratadas como sujeitos com direito de estar no convívio social, além de receberem apoio especial para sua reinserção na sociedade.
Origem do movimento
O Movimento Antimanicomial tem o dia 18 de maio como data de comemoração no calendário nacional brasileiro. A origem do movimento está ligada à Reforma Sanitária Brasileira da qual resultou a criação do Sistema Único de Saúde (SUS). Após várias lutas e consequentes transformações em torno da saúde mental, por meio do Movimento Antimanicomial, a pessoa em sofrimento mental passou a ser compreendida como sujeito de sua história, em que sua singularidade deve ser respeitada, ao proporcionar o aprendizado por meio da convivência com outras formas de relacionamentos.
O que faz o CAPS?
O Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) é um serviço de atenção diária em saúde mental e atua como um serviço substitutivo aos hospitais psiquiátricos, evitando as internações e favorecendo o exercício da cidadania e da inclusão social dos usuários.
O CAPS é um lugar de referência para tratamento de pessoas que sofrem com transtornos mentais graves e severos, incluindo os transtornos relacionados ao uso de substâncias psicoativas (álcool e outras drogas), cuja severidade e/ou persistência lhes impossibilita realizar seus projetos de vida, tendo em vista a reinserção social dos usuários através do acesso ao lazer, trabalho, exercício de direitos civis e fortalecimento dos laços familiares e comunitários.
Atividades desenvolvidas:
Atendimento psicológico;
Atendimento psiquiátrico;
Assistência de enfermagem;
Assistência social;
Terapia ocupacional;
Acompanhamento individual em grupo;
Visitas domiciliares;
Atendimento a família;
Atividades de socialização.
Mais informações na sede do Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) localizado na Rua 132, n 15, bairro Centro ou pelo telefone (47) 3267-1534.