Mais de 300 profissionais de Itapema e de outras regiões se reuniram para discutir sobre a temática.
A Educação Inclusiva de Itapema vem se destacando cada vez mais. Em 2014 muitas atividades foram realizadas em prol da qualificação dos profissionais que trabalham com crianças com necessidades especiais. E para encerrar o ano letivo, a Secretaria de Educação realizou nessa terça-feira (25/11) o I Seminário da Educação Especial dentro da Perspectiva Inclusiva: Inclusão é movimento.
O evento promoveu uma ampla reflexão das questões vivenciadas no dia a dia das escolas e da vida social sobre inclusão e realidade. Também foram levantadas questões sobre oportunidade, o acesso ao ensino respeitando a diversidade e as diferenças, a construção do conhecimento e a inserção do aluno na escola.
Participaram da atividade professores da Rede Municipal de Ensino, a APAE de Itapema, a Presidente da Câmara Municipal de Vereadores, Nilza Nilda Simas, a Secretária de Educação, Silvana Terezinha da Silva Olbrisch, juntamente com a equipe pedagógica, a Primeira Dama Josiane da Silva e o Coordenador Regional da Editora Positivo, Andrei Muzel. Profissionais de outros municípios também marcaram presença, como Governador Celso Ramos e Piçarras, além da Associação de Deficientes Visuais de Itajaí e Região ADVIR e a Escola Charlotte (Associação de atividades Psicofísicas) de Brusque.
Para a Coordenadora Pedagógica da Educação Inclusiva, Mariângela Gonzaga, o seminário superou as expectativas, foram momentos de grande emoção. “O objetivo era sensibilizar, motivar e trocar experiências sobre a educação especial. Estamos felizes com o resultado e vimos o evento como um marco na educação inclusiva do município”, declarou a Coordenadora.
Durante o evento, os profissionais participaram de uma palestra com a graduada em Educação Física e pós-graduada em libras e educação de surdos, Talita Pedroza. Ela falou dos desafios enfrentados nessa área “Esse evento é extremamente importante para a conscientização dos desafios que temos que enfrentar com a acessibilidade, estrutura e inclusão. Já quebramos muitas barreiras e hoje a inclusão é real e constante, mas ainda precisa de muito incentivo e apoio. A inclusão é possível se lutarmos para atingir os objetivos desejados”, afirmou Talita.
Além da palestra, o I Seminário da Educação Especial ainda contou com teatro, exposição e música, em parceria com as escolas da Rede Municipal e com a Fundação Municipal de Cultura de Itapema (FMCI). As apresentações emocionaram o público e permitiram uma reflexão ainda maior sobre tema de forma lúdica e singela.
Fonte: Prefeitura Municipal de Itapema