A campanha de vacinação em Itapema segue superando as expectativas. Até esta quinta-feira (05/05) o município atingiu a marca de 69,17% da população alvo. A imunização iniciou no dia 25 de Abril e se estende até 20 de maio. A meta nacional é de 80% de vacinação das pessoas pertencentes aos grupos prioritários.
A vacina da gripe é destinada a crianças de 6 meses a menores de 5 anos de idade, gestantes de qualquer idade gestacional, puérperas de até 45 dias após o parto, idosos (acima de 60 anos), profissionais da área de saúde que tenham carteirinha do Conselho ou que estejam pré definidos pelo Estado, população privada de liberdade e funcionários do sistema prisional. Também podem receber a imunização os portadores de doenças crônicas não transmissíveis, que deverão levar comprovante da sua patologia, como receitas médicas.
“Tenho certeza que até o dia 20 de Maio atingiremos a meta Nacional. A vacinação é uma das formas de prevenção, porém, devemos cuidar com a higiene pessoal e principalmente com locais fechados e sem ventilação. A população alvo que ainda não procurou a Unidade de Saúde, poderá ir a Unidade mais próxima. Garantimos que toda a população alvo ganhará a vacina até o último dia da campanha”, contou a Enfermeira da Vigilância Epidemiológica, Richelle Caroline dos Santos.
O Secretário de Saúde, Everton Ricardo da Silva, ressalta a importância da conscientização da população aos cuidados a serem tomados. “O município está fazendo a sua parte, imunizando a população e prestando todo o atendimento necessário, porém, a população tem que fazer a sua parte também. Além da vacina, precisamos cuidar com a higiene e assim controlar qualquer tipo de contaminação”, explicou o Secretário.
Onde se vacinar?
Quem ainda não garantiu a imunização tem até o dia 20 de Maio para procurar uma das UBS. A vacina está disponível das 8h às 12h e das 13h às 17, exceto na UBS Centro. Na UBS Meia Praia II a vacinação estará disponível a partir de segunda-feira (09/04). Já na UBS Ilhota, a vacinação ocorre apenas no período vespertino, das 13h às 17h. É obrigatória a apresentação do Cartão do SUS e a carteira de vacinação e o atendimento obedece a ordem de chegada, já que todas as pessoas são consideradas prioritárias.
Fonte: Prefeitura Municipal de Itapema