Itapema mais uma vez se destaca na mobilização da comunidade em prol da atividade física. Na última quarta-feira (27/05), a cidade venceu Rojas, da Venezuela no Dia do Desafio. De acordo com os números divulgados pela organização da disputa Itapema alcançou a marca de 29.648 pessoas participantes (64,71%) contra 10.512 pessoas (22,99%) de Rojas.
Nesta brincadeira saudável, o prêmio é a longo prazo. “Quem participa do Dia do Desafio tem um estímulo a mais para praticar atividades físicas ao longo de todo o ano, e se preparar para os tantos outros desafios que surgirem!”, afirmou a Técnica de Atividades em Assistência e Saúde do Sesc em Tijucas Helen Mezoni, responsável pela mobilização dos municípios de Tijucas, Canelinha e Itapema.
Realizado todos os anos em mais de 20 países, sempre na última quarta-feira do mês de maio, o Dia do Desafio incentiva a participação do público promovendo uma competição saudável entre municípios. Ganha aquele que conseguir mobilizar o maior percentual de sua população. Algumas cidades optaram pelo autodesafio, que consiste em mobilizar um número de pessoas expressivo, a partir da quantidade de sua população.
Em Itapema as atividades foram supervisionadas pela equipe da Secretaria de Esporte e Lazer. Antes dos 15 minutos de exercícios, os participantes aprenderam um pouco mais sobre o projeto e seu propósito. “Os 15 minutos de prática de exercício podem despertar a vontade de continuar praticando esportes, o que é muito importante para a saúde das pessoas”, afirmou o Diretor de Esportes, Robson Engel.
Sobre o Dia do Desafio
O Dia do Desafio é promovido mundialmente pela TAFISA (The Association dos International Sport for All), e no Brasil é coordenado pelo Sesc/SP e organizado pelos departamentos regionais do Sesc em todo o país, em parceria com prefeituras municipais e diversos agentes mobilizadores locais. O movimento teve origem no Canadá, em 1983, quando, durante um rigoroso inverno, o prefeito de uma cidade convocou os moradores a saírem de suas casas em um determinado dia e horário para dar a volta em torno do quarteirão. A ideia teve sequência e começou a ser praticada anualmente em cada vez maior número de cidades. No Brasil, começou a ser realizada pelo Sesc/SP em 1995 (e em Santa Catarina em 1997 com envolvimento de 3 cidades).
*Com informações da Assessoria de Comunicação do SESC
Fonte: Prefeitura Municipal de Itapema