Representantes do Gabinete de Gestão Integrada Regional se reúnem em Itapema
Nesta quinta-feira (01/08) o Departamento de Trânsito de Itapema (Itatran) recebeu os representantes do Gabinete de Gestão Integrada Regional (GGI R), que abrange as cidades de Itapema, Balneário Camboriú, Camboriú, Navegantes e Itajaí. Na pauta do encontro, as ações dos municípios na área de segurança pública e mobilidade urbana.
A reunião iniciou com a apresentação dos dados do trabalho realizado pelo Departamento de Trânsito em Itapema, desde o início do ano. Os números expressivos e as informações positivas demonstram o esforço e o empenho de toda a equipe, que mesmo com efetivo pequeno, desenvolveu ações em todas as áreas do trânsito.
Até o dia 10 de Julho deste ano, foram expedidas 388 carteiras para idosos, sendo que em 2012, este número foi de apenas 301 carteiras. Para os deficientes também foram expedidas, até o mês de Julho, 30 carteiras, sendo que no ano passado o número total foi de 37. As autuações e autorizações provisórias para carga e descarga também tiveram números expressivos.
Segundo o Diretor de Trânsito de Itapema, Edson José Mathias, além dos números apresentados, o Departamento realizou outras ações na cidade. Implantamos o projeto Se Essa Rua Fosse Minha, que atende mais de dois mil alunos com atividades de educação e conscientização no trânsito. Nossos agentes também realizaram operações de orientação e sinalização em situações diferenciadas, como eventos e obras de infraestrutura em toda cidade, afirmou. Edson José Mathias ressaltou ainda melhorias no trânsito já estão em fase de planejamento, como lombadas, passagens para pedestres e sinalizações.
A Presidente do Consórcio Intermunicipal de Segurança com Cidadania da Costa Verde e Mar (CISVEMAR) e Coordenadora do GGI-R, Susi Bellini, parabenizou as ações desenvolvidas em Itapema. As reuniões itinerantes do GGI-R permitem que conheçamos melhor o que está sendo feito nas cidades. Em Itapema, apesar das dificuldades de efetivos, enfrentadas pelo Departamento de Trânsito os resultados demonstram o empenho e o comprometimento dos gestores. Ficamos felizes com esta visita, bem como a oportunidade de retomar as discussões sobre a necessidade de ações integradas na segurança pública, declarou Susi Bellini.
Durante o encontro, foi apresentando os resultados da visita técnica do GGI-R na cidade de Canoas, no Rio Grande do Sul. A equipe apresentou mecanismos de enfrentamento a violência e enfatizou a necessidade de operações integrada na segurança pública. Para o Secretário Executivo do GGI-R, Dão Koeddermann, exemplo como este, demonstra a importância do trabalho integrado e das discussões sobre o tema, como os encontros realizados entre os municípios de Itapema, Balneário Camboriú, Camboriú, Navegantes e Itajaí. Sabemos que as ações pontuais resolvem apenas os problemas de uma determinada localidade. Temos que pensar projetos regionalizados e permanentes, com condições diferenciadas, afirmou Koeddermann.
O encontro do GGI-R em Itapema também contou com a presença de representantes da Polícia Militar, Civil, Rodoviária Federal, Bombeiros, além de membros da equipe de governo de Itapema.
Fonte: Prefeitura Municipal de Itapema