O Coletivo Jovem do Meio Ambiente de Itapema (CJ Itapema) apresentou os resultados de suas ações em 2011 e a proposta de continuidade do projeto para 2012 na quinta-feira (1), no auditório da Escola Municipal de Educação Básica (EMEB) Maria Linhares, no Bairro Alto São Bento. O evento contou com a presença do prefeito de Itapema, Sabino Bussanello, da secretária de Educação, Geonete Maria Bernardi Agostinho, do presidente da Fundação Ambiental da Área Costeira de Itapema (FAACI), Juaci do Amaral, e alunos da Rede Municipal de Ensino.
Durante três meses, o CJ Itapema realizou atividades como saídas de campo para estudo na Praia Grossa de Itapema e no Parque Unipraias de Balneário Camboriú, oficinas de capacitação em ecoturismo, reuniões de planejamento e apresentações para autoridades. A principal ação do grupo foi a mobilização popular para a Audiência Pública em 5 de outubro, onde os presentes aprovaram por unanimidade a criação da Unidade de Conservação Ambiental de Itapema e, atualmente, o projeto aguarda votação na Câmara de Vereadores.
O grupo de jovens ainda entregou para o prefeito Sabino Bussanello uma proposta de projeto para a continuidade das ações ambientais em 2012, elaborado em parceria com o Núcleo de Estudos Ambientais da Universidade Federal de Santa Catarina (NEAmb/UFSC). O projeto tem o objetivo de consolidar e ampliar o CJ Itapema, além de propor 10 bolsas para integrantes do grupo com melhor desempenho, além de uma bolsa de auxílio na divulgação e organização dos encontros para um jovem do município.
Para o prefeito Sabino Bussanello, a participação dos jovens é fundamental nas políticas públicas dedicadas ao desenvolvimento consciente da sociedade, já que suas ações no presente ajudam a definir os rumos do futuro. Além disso, o prefeito lembra que o Desenvolvimento Ambiental é um dos cinco eixos do Governo Municipal e toda a preocupação com o mesmo sempre terá atenção do Poder Executivo. Vamos analisar com carinho a proposta de projeto que nos foi entregue, para dar continuidade a esta iniciativa que é mais bela por surgir dos jovens, afirmou.
Jovens preocupados com o futuro do Meio Ambiente
O Coletivo Jovem do Meio Ambiente de Itapema (CJ Itapema) é um grupo formado por alunos das escolas municipais e estaduais do município, criado em 3 de setembro de 2011, em evento no Auditório da Prefeitura de Itapema. Seu Na oportunidade aconteceu o primeiro encontro dos jovens, por meio do Núcleo de Educação Ambiental da Universidade Federal de Santa Catarina (NEAmb/UFSC).
O grupo tem o objetivo de representar os jovens da cidade nas questões socioambientais e iniciou seus trabalhos ainda em setembro com 120 integrantes. Mas com o passar dos encontros e com o aumento do trabalho, o CJ Itapema conta hoje com aproximadamente 30 membros permanentes, que se reúnem para discutir a participação dos jovens nas Políticas Públicas ligadas ao Meio Ambiente de Itapema. O CJ Itapema é parte de uma série de projetos desenvolvidos pelo NEAmb, para a criação e gestão participativa da Unidade de Conservação de Itapema Refúgio de Vida Silvestre.
Mais informações com o presidente da Fundação Ambiental da Área Costeira de Itapema (FAACI), Juaci do Amaral, pelo telefone (47) 3368-1603 ou pelo e-mail juaci@itapema.sc.gov.br.
Mais informações com o conselheiro Técnico do NEAmb, Richard Smith, pelo telefone (48) 3721-7746 ou pelo e-mail oficinaufsc@gmail.com.