Agentes de Combate a Endemias concluíram o Levantamento de Índice Rápido para Aedes aegypti (LIRAa), A atividade revela os dados sobre a situação do mosquito transmissor da Dengue em Itapema. O LIRAa é uma solicitação do Ministério da Saúde a todos os municípios que possuem infestação.
O objetivo é identificar os criadouros e imóveis predominantes e a situação de infestação do município para permitir o direcionamento das atividades contra o vetor. O trabalho correu conforme planejamento prévio pelo Sistema do Ministério da Saúde.
“Conseguimos visitar o número de imóveis necessários em nosso município. Mas não podemos nos acomodar, precisamos entender que a época é propensa a diminuição de focos, o frio coopera para a baixa considerável que tivemos nos índices, se descuidarmos das estratégias de controle devido ao baixo resultado do LIRAa podemos ter uma nova infestação no verão”, explicou a Coordenadora do Programa de Controle a Dengue, Jaqueline Ferreira.
A Coordenadora também explica que Itapema está com os índices zerados, sem infestação em nenhuma área, porém, o trabalho continua para manter esse número e permanecer controlando os focos e evitando novas infestações. O resultado do LiRAa é devido a grande eliminação de criadouros já realizados no município.
“Precisamos nos manter firmes e motivados, incentivando a população na eliminação de criadouros para controlarmos o vetor. O trabalho deve continuar, não deixar nenhuma área infestar novamente é dever de todos, continuar com a visita domiciliar é parte da estratégia do programa e a população precisa continuar eliminando criadouros e cooperando com os agentes de endemias”, declara Jaqueline.
Fonte: Prefeitura Municipal de Itapema