Salas de vacinas recebem novos computadores com sistema para controle de doses
Mais um passo está sendo avançado na saúde de Itapema e quem é contemplada é a população. A partir do próximo mês, todas as salas de vacinas das 10 Unidades Básicas de Saúde (UBS) do município estarão utilizando um novo sistema para o acompanhamento do esquema vacinal da comunidade.
No total, foram doado ao município 10 computadores, por meio do Ministério da Saúde para a Secretaria de Estado da Saúde. Já os computadores antigos que estavam nas salas de vacinas foram transferidos para outras Unidades que possuíam demanda e não deixarão de ser utilizados.
Chamado de SI-PNI, o sistema irá possibilitar que todas as vacinas aplicadas em pacientes estejam armazenadas em um banco de dados, assim, com o tempo, terá ainda mais garantia, segurança e controle nas doses já aplicadas na população.
A Enfermeira da Vigilância Epidemiológica, Richelle Caroline dos Santos, explica que o primeiro contato com o sistema será demorado, visto que toda a carteira de vacinação do paciente será transferida para o banco de dados. “A população terá de ser compreensiva no início, pois realizaremos a transferência de todo o histórico de vacinação do paciente para o SI-PNI, o que levará um tempo a mais. Contudo, o sistema só trará melhorias a toda comunidade, vacinas não serão mais aplicadas sem necessidades, não haverá mais o risco da perda da carteirinha, além de avisar até mesmo quando o paciente perdeu o prazo de alguma imunização, onde o ACS estará realizando a visita e relembrando a necessidade de receber a vacina faltante”, explicou a Enfermeira da Vigilância Epidemiológica.
Para que possa ser feita a transferência dos dados da carteira para o sistema, será necessário o paciente ter em mãos documentos originais com foto e o cartão do SUS.
Benefícios do sistema
Registra, por faixa etária, as doses de imunobiológicos aplicadas e calcula a cobertura vacinal, por unidade básica, município, regional da Secretaria Estadual de Saúde, estado e país. Fornece informações sobre rotina e campanhas, taxa de abandono e envio de boletins de imunização.
Gerencia o estoque e a distribuição dos imunobiológicos.
Permite o acompanhamento de casos de reação adversa ocorrido pós-vacinação e a rápida identificação e localização de lotes de vacinas.
Agiliza a tabulação de resultados
Permite realizar o gerenciamento das doses utilizadas e das perdas físicas para calcular as perdas técnicas a partir das doses aplicadas.
Fonte: Prefeitura Municipal de Itapema