Trabalho de inseminação artificial desenvolvido gratuitamente pela equipe da Secretaria de Agricultura e Pesca
O Programa de Melhoramento Genético oferecido gratuitamente pela Prefeitura de Itapema, por meio da Secretaria de Agricultura e Pesca, vem colhendo muitos frutos. Mais de 22 propriedades de produtores, que escolheram a criação de gado como hobby ou sustento, são atendidos na área rural de Itapema.
O melhoramento genético consiste na inseminação artificial de vacas da cidade e tem como objetivo a alta na produção de carne e leite. O programa trabalha com raças escolhidas a dedo para atender as necessidades de cada produtor, são elas a Nelore, para corte de carne, Gir leiteiro sexado Fêmea e Jersey Sexado Fêmea para produção de leite.
Os resultados são impressionantes. Uma vaca normal demora em média quatro anos para começar a produzir leite, já o animal proveniente da inseminação começa a produção em aproximadamente 16 meses. Além disso, a Secretaria fornece todo trabalho de acompanhamento do gado, para que o ciclo fértil não passe em branco além de toda ajuda necessária na saúde do animal.
“Nós vamos até os produtores, conhecemos eles pessoalmente, entendemos suas necessidades e trabalhamos em cima delas para que o rebanho cresça de forma ordenada e saudável. Um dos problemas que enfrentemos no início foi a vontade do dono do gado em ver o acasalamento dos animais, mas mostramos as vantagens da inseminação artificial. Hoje já criamos mais de 45 animais e estamos com outras 40 vacas prenhas”, explica o Inseminador da Secretaria de Agricultura e Pesca, Getulio Trindade (Pio).
Um dos criadores de gado do Sertão do Trombudo é Lírio Tontini. O Seu Lírio adquiriu a propriedade no ano de 1985 e desde então vem trabalhando com produção de vacas. Por anos Seu Lírio vendeu leite na Praça da Paz, no Centro de Itapema. Hoje vive com a esposa e filha, não vende mais leite, mas continua com a criação de gado. Outro produtor que aderiu a inseminação artificial foi Jamil José Batista. Jamil é nativo de Itapema e tem um rebanho de mais de 12 animais que ajudam o criador na produção de queijo, todos eles resultados da inseminação artificial.
“O Programa de melhoramento Genético foi revitalizado no Governo Rodrigo Bolinha com o intuito de melhorar a qualidade do rebanho. Todo pequeno ou grande produtor que tem a vontade de melhorar o seu rebanho pode ligar para nós, atenderemos com o maior prazer e ajudaremos na criação sem cobrar nada”, afirmou o Secretário de Agricultura e Pesca, Elias Severino.
Quem tiver interesse em receber na propriedade o programa de melhoramento genético, basta entrar em contato com a Secretaria de Agricultura de Pesca pelo telefone (47) 3267-1594, das 7h às 13h. Todo trabalho é feito de forma gratuita.
Fonte: Prefeitura Municipal de Itapema