Pelo segundo ano consecutivo a tradicional Festa em Honra a Nosso Senhor dos Passos, que ocorre há mais de 200 anos no Município de Porto Belo, não poderá acontecer. A pandemia, que proíbe aglomerações e eventos, não possibilita a realização da festa, que acontece tradicionalmente em março e relembra a caminhada de Jesus Cristo no Calvário, antes de ser crucificado.
Para que os fiéis católicos possam celebrar Nosso Senhor dos Passos e não romper a tradição centenária, a Paróquia Senhor Bom Jesus dos Aflitos realiza uma série de missas, que seguem até domingo, dia 21. Todas as missas são realizadas na Capela Nosso Senhor dos Passos, no Centro de Porto Belo, em frente à Praça da Bandeira.
Missas ocorrem de forma presencial e online
As missas ocorrem de forma presencial, respeitando os 20% da capacidade de público e também de forma online, com transmissão através do canal da Igreja Senhor dos Passos no Youtube e Facebook. As celebrações começaram na quarta-feira, dia 19, com o translado da imagem de Nossa Senhora das Dores e carreata da Matriz até a capela Nosso Senhor dos Passos. Nesta quinta-feira (18) a missa, realizada às 19h, foi organizada pelo Governo do Município de Porto Belo através da Fundação da Cultura com o objetivo homenagear também os povos açorianos, que participaram da colonização de Porto Belo e trouxeram para cá as tradições festivas. Na sexta-feira, dia 19, as festividades também serão a honra a São José e a missa ocorrerá às 19h. No sábado, dia 20, a missa será realizada especialmente para as crianças, também às 19. No domingo, as celebrações iniciam às 9h, com missa da comunidade e a igreja permanecerá aberta durante todo o dia, havendo missa festiva às 18h em honra a Nosso Senhor dos Passos e 19h o tradicional Sermão do Encontro, que simboliza o momento em que Jesus Cristo encontra Maria no Calvário.
Fonte: Ana Maria Cordeiro – Assessora de Imprensa – Prefeitura Municipal de Porto Belo