Morre Rainha Elizabeth II aos 96 anos

Morre Rainha Elizabeth II aos 96 anos

Morre Rainha Elizabeth II aos 96 anos – (Photo by Kirsty O’Connor / POOL / AFP) – Foto: AFP/ND

Monarca britânica estava sob supervisão médica no castelo da família na Escócia, após piora de seu estado de saúde.

A rainha Elizabeth II morreu nesta quinta-feira (8), aos 96 anos. A monarca estava sob supervisão médica em seu castelo escocês de Balmoral após seus médicos relatarem preocupação com seu estado de saúde. A informação foi divulgada às 14h30 (horário de Brasília) no perfil oficial da Família Real no Twitter.

Morre Rainha Elizabeth II aos 96 anos – (Photo by Kirsty O’Connor / POOL / AFP) – Foto: AFP/ND

Morre Rainha Elizabeth II aos 96 anos – (Photo by Kirsty O’Connor / POOL / AFP) – Foto: AFP/ND

“A Rainha morreu em paz em Balmoral nesta tarde”, diz a postagem.

Ainda nesta quinta, o Palácio de Buckingham havia emitido um comunicado recomendando que ela fosse colocada em observação.

“Após uma nova avaliação esta manhã, os médicos da rainha estão preocupados com a saúde de Sua Majestade e recomendaram que ela permaneça sob vigilância médica”, disse o comunicado.

A situação chamou a atenção para a gravidade do estado de saúde da rainha, uma vez que é um tanto incomum o Palácio de Buckingham divulgar um comunicado como esse — em geral, o Palácio não está disposto a comentar sobre os assuntos médicos relacionados à monarca, que são vistos como privados.

Mais cedo, a família real britânica foi convocada para se deslocar ao encontro da rainha na Escócia. O príncipe William chegou a Aberdeen por volta de meio-dia (horário de Brasília) em um avião particular, acompanhado dos príncipes Andrew e Edward.

A princesa real Anne, única filha mulher da rainha, já estava na Escócia por conta de outros compromissos. O fato de a família ter se reunido em Balmoral foi outro indicativo de que a situação era delicada.

Operação London Bridge

A presença da família faz parte da operação London Bridge, protocolo a ser seguido rigorosamente na ocasião da morte da rainha Elizabeth. O plano previa que a família e os médicos da rainha estivessem presentes na hora da morte.

A última aparição pública de Elizabeth 2ª foi na terça-feira (6), quando ela foi fotografada de pé e sorrindo ao empossar a nova primeira-ministra, Liz Truss, no Castelo de Balmoral.

O ato também causou estranheza, uma vez que ao longo dos seus 70 anos de reinado, sempre foi costume realizar uma audiência com o novo primeiro-ministro no Palácio de Buckingham, em Londres.

Rainha Elizabeth 2ª foi a monarca que mais tempo ficou no trono do Reino Unido, atrás apenas de Luís 14 (1638-1715), da França, que assumiu o posto aos quatro anos.

Sobre Elizabeth

Elizabeth Alexandra Mary de Windsor nasceu em Londres e recebeu uma cuidadosa educação, estudando principalmente história, línguas e música.

Em 1936 tornou-se herdeira do trono quando o tio, o rei Eduardo VIII, para poder casar-se com uma norte-americana divorciada, abdica ao trono em favor do pai de Elizabeth, o príncipe Albert Frederick Arthur George, duque de York, que passa a reinar com o nome de George VI.

Em 1947, Elizabeth se casou com Philip de Mountbatten, duque de Edimburgo e primo distante. A saúde de George VI ficou delicada e, a partir de 1951, a filha passou a representá-lo em compromissos oficiais.

Em 1952 ele morreu e no ano seguinte, ela foi coroada e saiu em viagem de seis meses pelo Commonwealth, conjunto dos países que integram o Império Britânico.

Durante o reinado, dá-se o processo de emancipação de numerosas colônias, que, embora adquirindo independência, permaneceram ligadas à Comunidade Britânica. A Índia foi a primeira a se tornar independente, em 1947. Em 1948 é a vez da Birmânia e da Irlanda; em 1961, ganha autonomia a África do Sul; em 1972, o Paquistão.

Moderna, Elizabeth II permitiu que a vida doméstica da realeza fosse filmada pela primeira vez em 1970 e aceitou o divórcio da irmã em 1978. Tem quatro filhos: o príncipe Charles, herdeiro do trono, a princesa Anne e os príncipes Andrew e Edward.

Foto: (Photo by Kirsty O’Connor / POOL / AFP) – Foto: AFP/ND
ND+, REDAÇÃO ND, FLORIANÓPOLIS