Imagine ter a sua vida ou a de seus funcionários, além de patrimônios e o futuro totalmente protegidos?! Essa tranquilidade faz com que todos aproveitem mais os momentos em família, trabalhem melhor, se mantenham saudáveis e vivam plenamente.
Essa é a realidade que um seguro de vida completo pode proporcionar. Para isso, no entanto, é preciso selecionar a melhor opção para o segurado.
Pensando em simplificar a contratação de um seguro de vida, a Seguros Unimed preparou este guia – que inclui as últimas atualizações nos produtos da empresa para torná-los ainda mais adequados para seus segurados. Vem conferir:
O que é um seguro de vida?
O seguro de vida é basicamente um contrato de proteção, que garante a segurança financeira do lar em momentos inesperados, como a morte ou incapacidade funcional do provedor da casa.
Existem coberturas para atender diferentes necessidades do segurado e seus beneficiários, levando em conta também seu perfil (idade, profissão, sexo, e hábitos), além de planos para famílias e grupos.
Quais as garantias de um seguro de vida?
Tudo vai depender do plano contratado. Eles podem proteger em casos de:
- morte;
- invalidez permanente total ou parcial por acidente (IPA);
- invalidez permanente total por acidente (IPTA);
- invalidez permanente por acidente majorada (IPAM);
- invalidez funcional permanente total por doença (IFPD);
- invalidez laborativa permanente total por doença (ILPD);
- despesas médicas, hospitalares e odontológicas (DMHO);
- diárias de incapacidade temporária (DIT);
- diárias por internação hospitalar (DIH);
- doenças graves (DG).
Além disso, um seguro de vida pode prestar determinados tipos de assistência especial:
- auxílio medicamento;
- assistência residencial;
- orientação financeira;
- assessoria profissional;
- orientação psicológica;
- cuidados com animais de estimação.
É possível contratar um seguro de vida para autônomos e profissionais liberais?
Sim. Com o aumento no número de profissionais autônomos e liberais, o mercado tem uma opção específica para esse grupo: é o SERIT (Seguro de Renda por Incapacidade Temporária, SERIT) em caso de afastamento do trabalho por acidente ou doença.
Com essa modalidade, trabalhadores de até 70 anos que ficam expostos a riscos enquanto trabalham têm a certeza de terão a sobrevivência financeira garantida.
Qual é a melhor idade para contratar um seguro de vida?
Pessoas de qualquer idade podem se beneficiar de um seguro de vida, afinal, imprevistos podem acontecer em qualquer momento. No entanto, a recomendação é que a contratação seja feita o mais cedo possível.
A principal vantagem de se contratar um seguro na juventude é o custo, que será mais barato inicialmente. Além disso, o contrato acompanhará o segurado por toda a vida, protegendo cônjuges, filhos, pais e/ou sogros. Ele também vai oferecer proteção justamente no período em que o contratante estará formando o seu patrimônio.
Quem pode ser incluído como beneficiário?
Além do próprio contratante, permitido incluir mais beneficiários no seguro de vida, e quem decide isso é você.
Via de regra, os beneficiários são pessoas da sua família, como cônjuges, filhos, pais, irmãos, netos… Mas também é possível incluir dependentes que fazem parte da sua família afetiva, com quem o segurado não tem vínculos biológicos. E ainda, instituições de caridade, religiosas ou educativas também podem fazer parte da sucessão.
O mais importante é que o segurado determine a participação de cada beneficiário na apólice do seguro.
A lista de beneficiários pode ser alterada a qualquer momento, sem necessidade de justificativas.
Quais os riscos de se contratar um seguro de vida?
Desde que você contrate uma proteção adequada para as suas necessidades, o seguro de vida não oferece riscos.
Para atender a regulamentação e manter a transparência com os segurados, todos os produtos contam com cláusulas de condições gerais, que explicam tudo o que o contratante precisa saber antes de fechar o negócio.
Também é possível consultar em qualquer tempo o site ou a central de relacionamento para esclarecer qualquer dúvida sobre o seguro de vida vigente.
Essas dicas certamente vão auxiliar na compreensão do assunto, para que você possa fazer uma escolha e jamais cair em um mau negócio, afinal, seguro de vida é um assunto sério.
Fonte: Hedgehog Digital – por Danilo Israel