Os pacientes do Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) encararam um novo desafio nesta terça-feira (15/09). Eles subiram no palco do Mercado Público Nelson Santos para realizar uma apresentação musical com apoio da FMCI. No repertório músicas brasileiras, com mensagens de paz. A atividade é resultado do trabalho realizado nas oficinas que acontecem durante o tratamento.
Segundo o Terapeuta Ocupacional e professor do grupo, Rogério Amâncio, além de apresentar o CAPS para aqueles que estavam presentes, o objetivo de realizar a apresentação musical foi mostrar uma das várias atividades desenvolvidas. “Eu disse a eles que aqui seria como um ensaio, como o nosso grupo no CAPS, só que no Mercado Público. Mesmo não vindo todos os pacientes que participam do grupo, o resultado ficou muito bacana”, afirmou o Terapeuta Ocupacional e Professor do grupo de música, Rogério Amâncio.
Para o paciente do CAPS, Mário Roberto Oliveira de Araújo, de 52 anos, a música serve mesmo como uma terapia, principalmente com a ajuda dos professores que são muito amorosos e atenciosos. “Quando eu fico em casa me entristece, dá vontade de ficar sozinho. Hoje com a música consigo ficar mais tranquilo e estou conseguindo preencher aquele espaço vazio com algo bom, para mim está sendo ótimo”, disse Mario.
O CAPS
O CAPS de Itapema é um lugar de referência e tratamento para pessoas acima de 15 anos de idade que sofrem com transtornos mentais graves e severos, além de pacientes com dependência química como o álcool. Dentre os vários pacientes atendidos pelos CAPS estão aqueles com diagnóstico de esquizofrenia, transtorno bipolar, depressão grave e transtorno de personalidade.
O CAPS oferece diversas praticas como argila, pintura, ritmos, geração de renda, patchwork, artesanato, práticas corporais, atividades socializantes como festas, passeios e integração na comunidade, além de outros programas como de dependência química e terapias. Mais informações pelo telefone (47) 3267-1534.
Fonte: Prefeitura Municipal de Itapema