Inibir a criação do mosquito borrachudo foi o objetivo da II Etapa do Mutirão de Limpeza realizado na cachoeira do Sertão do Trombudo. A atividade aconteceu na quinta-feira (16/05) e contou com a participação da comunidade, poder público e privado, além de voluntários.
A retirada do lixo e entulhos nas margens da cachoeira e nos córregos garantiu a vazão da água e do produto biológico utilizado regularmente para o controle do mosquito. A Extensionista Social da Epagri, Maria de Fátima Stippe agradeceu o envolvimento de todos e enfatizou a importância da participação da comunidade. Não existe possibilidade de se fazer um mutirão sem parceria. Gostaríamos de agradecer a presença de todos os envolvidos.
O diretor de Agricultura e Pesca da Prefeitura de Itapema participou da ação e também agradeceu o empenho de todos na realização da II Etapa. Quero agradecer aos funcionários da Epagri, em especial a Maria de Fátima Stippe e o Wilmar Banjaminn Schimitt, que não mediram esforços para a realização do II Mutirão. O trabalho para o combate do borrachudo precisa acontecer de maneira organizada, com viabilidade técnica, e a liderança deles, bem como o apoio da comunidade, é fundamental para a concretização dessas ações. afirmou Elias Severino.
Os participantes celebraram o fechamento do segundo ciclo de limpeza das cachoeiras com um almoço de confraternização. A próxima etapa acontece dia 8 de junho, no final do Bairro Sertão do Trombudo, fechando o ciclo de limpeza.
O mutirão foi uma realização da Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina (Epagri) em parceria com a Prefeitura de Itapema através das Secretarias de Turismo e Desenvolvimento Econômico (Diretoria de Agricultura e Pesca), Infraestrutura, Educação, Saúde (Vigilância Sanitária), Fundação Ambiental Área Costeira de Itapema (FAACI), Departamento de Trânsito de Itapema, Câmara de Vereadores, além da empresa Águas de Itapema e do Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais de Itapema.
Fonte: Prefeitura Municipal de Itapema