Com o objetivo de eliminar possíveis criadouros e orientar a comunidade sobre as ações de controle ao mosquito transmissor da Dengue, a Prefeitura de Itapema, por meio da Secretaria de Saúde realizou durante toda a sexta-feira (18/07), o Mutirão de Limpeza da Dengue.
A ação aconteceu entre as ruas 212 e 280, no bairro Meia Praia, área onde foi encontrado o maior número de focos durante o ano. A mobilização ainda contou com a participação dos Agentes de Combate a Endemias, Agentes Comunitários de Saúde (ACS), Coordenadores de Unidades de Saúde, Funcionários da Secretaria de Saúde, representante do Conselho da Meia Praia I, representante da Associação de Moradores da Meia Praia, além da equipe da concessionária do serviço de limpeza da cidade, Secretaria de Obras e Transportes e alguns voluntários.
https://ssl.gstatic.com/ui/v1/icons/mail/images/cleardot.gifDurante o mutirão foram recolhidos utensílios e objetos que possam acumular água, como pneus, garrafas, vasos e outros. A população também recebeu panfletos informativos e orientações sobre a doença e as precauções que devem ser tomadas.
O Secretário de Saúde, Everton Ricardo da Silva, esteve presente auxiliando os colaboradores e destacou a dedicação de todos que ajudaram para o êxito da tarefa. Vimos que todos se empenharam participando para fazer desta ação um sucesso, inclusive a comunidade, nos dando sempre atenção na abordagem que era feita. Esperamos que toda a população se conscientize após essa limpeza e mantenha sempre seus quintais e jardins limpos. Mais um compromisso do Prefeito Rodrigo Bolinha que está sendo cumprido e que se somam as muitas ações de prevenção e orientação à comunidade, disse o Secretário de Saúde, Everton Ricardo da Silva.
Seu Anitto Nabor Bunn, de 77 anos, é morador do bairro Meia Praia. Ele ficou surpreendido com a ação e elogiou o trabalho desenvolvido. Sei que a Dengue é uma doença traiçoeira, e por isso sempre tomo os cuidados necessários. No prédio onde eu moro, a água que sai dos ares-condicionados forma poças no terreno do lado e isso pode ser um criadouro para o mosquito, porém já pedimos providências ao síndico que nos disse que logo essa água terá um destino certo. É um belo trabalho que está sendo realizado pelas equipes. Isso mostra a responsabilidade que a Prefeitura tem com a saúde da população, afirmou seu Anitto.
Para mais informações sobre o controle ao mosquito Aedes aegypti em Itapema, entre em contato com a Vigilância Epidemiológica pelo telefone (47) 3267-1530. O atendimento é feito de segunda à sexta-feira das 8h às 12h e das 13h às 17h ou pelo e-mail dengue@itapema.sc.gov.br
Fonte: Prefeitura Municipal de Itapema