Pacientes foram encaminhados pelo Programa Saúde na Escola
No seu caso será necessário usar o óculos apenas em atividades que exigem um pouco mais da visão, como na sala de aula, em frente ao computador ou assistindo televisão, diagnosticou o Oftalmologista Bruno Menino durante o mutirão de consultas e exames de oftalmologia, realizado no último sábado (17/08) pela Secretaria de Saúde de Itapema.
A paciente era a estudante Bruna Gomes, do terceiro ano da Escola Francisco Victor Alves. Ela foi encaminhada ao mutirão de oftalmologia pelo Programa Saúde na Escola, implantado este ano em Itapema. A Bruna tinha dificuldades para enxergar o conteúdo no quadro. Quando as equipes realizaram o teste perceberam a dificuldade e prontamente ela foi encaminhada ao especialista. Tenho certeza que esse óculo vai contribuir até no rendimento escolar dela, enfatizou a mãe da estudante, Daiane Aparecida Gomes.
O Programa Saúde na Escola é desenvolvido em Itapema pelas Secretarias de Saúde e Educação e Cultura e contribui para a formação e o desenvolvimento integral dos estudantes. Nos meses de abril, maio, junho e julho, as Equipes de Saúde da Família estiveram nas escolas, realizando atividades diferenciadas como o teste de aptidão visual.
Segundo a Coordenadora do Centro de Referência e Especialidades (CERES), Sandra Galisa, todos os pacientes foram agendados previamente. As crianças chegaram na hora marcada, receberam o colírio, fizeram o teste de refração visual e em seguida passaram pelo especialista. Se a dificuldade visual fosse confirmada, já recebiam a receita e novos encaminhamentos, quando necessário, explicou a coordenadora do CERES.
Para o Oftalmologista Bruno Menino, que realizou as consultas do mutirão, quanto mais cedo o diagnóstico, maiores serão as chances de estabilizar ou até reverter o problema. Atendemos um caso de uma criança com estrabismo. Se não houvesse o acompanhamento antes dos setes anos ela provavelmente perderia a visão de um dos olhos, alertou. O especialista ressaltou ainda a boa estrutura oferecida pela Prefeitura de Itapema. Os equipamentos são de qualidade, permitem o atendimento eficiente e um diagnóstico preciso para todas as crianças, afirmou.
Os procedimentos do mutirão de consultas e exames de oftalmologia com as crianças seguem por mais dois finais de semana. A Secretaria de Saúde já planeja novos mutirões para atender outras demandas na oftalmologia.
Fonte: Prefeitura Municipal de Itapema