A comitiva de limpeza dos Rios da Fita e Pequequê de Itapema recolheu mais de 35 toneladas de lixo orgânico e entulhos no sábado (4), que poluíam margens e leitos. A ação fez parte das comemorações do Dia do Meio Ambiente no município, em uma iniciativa da Prefeitura de Itapema em parceria com a Epagri, Polícia Ambiental dos agrupamentos de Tijucas e Florianópolis, Corpo de Bombeiros, Associação dos Guarda Vidas Civil, Grupo de Escoteiro Costa Esmeralda, Empresa Ambiental, Alunos da Rede Municipal de Ensino, representantes do Sindicato dos Professores de Santa Catarina, representantes da Câmara de Vereadores de Itapema, Servidores Públicos Municipais e pessoas da comunidade, além do apoio do Restaurante Recanto da Praia Rei do Marmitex, da Panificadora Crocs Pan e da Empresa Higav e Silva.
O Coordenador da Defesa Civil de Itapema, Cristian Barbosa Dias, explica que o mutirão atuou em diferentes frentes, em dois bairros e quatro formas diferentes: a limpeza dos leitos, a limpeza das margens, a limpeza da comunidade localizada no final da Rua 444 próxima a empresa Águas de Itapema e a distribuição de material educativo para a população da cidade. Ele chama a atenção para o tipo de lixo encontrado, como pneus, eletro eletrônicos estragados, sofás, pedaços de geladeira e até uma banheira para bebês. A banheira, por exemplo, demora mais de 400 anos para se desintegrar e sumir do meio ambiente, explica.
Cristian ainda conta que essas ações devem ser permanentes no município, principalmente com a ajuda da comunidade. Esse conjunto de medidas teve o objetivo de conscientizar para a preservação do meio ambiente, já que foram coletados dos rios e das margens uma quantia enorme de materiais degradantes. Agora, a população deve se engajar nesta luta de preservação da própria vida humana. Temos que ter em mente que nós também fazemos parte do meio ambiente, completa.
Mais informações com o Coordenador da Defesa Civil de Itapema, Cristian Barbosa Dias, pelo telefone (47) 9186-8200 ou (47) 3368-3418.