O Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF) realizou uma Oficina da Poesia, organizada pela Professora de Educação Física Andressa Alves, nesta quinta-feira (24/11). O objetivo foi que as participantes do Grupo de Práticas Corporais tivessem um momento diferenciado de introspecção e reflexão acerca de si mesmas, podendo expor isso em formato de poema e poesia.
A atividade foi resultante de uma vivência anterior, onde as participantes leram poesia ao pé do ouvido umas para as outras. As poesias lidas eram do livro do poeta Márcio Nunes, carioca que reside atualmente em Porto Belo e se prontificou a realizar a oficina.
O encontro de artista e leitores foi emocionante, todos puderam trocar suas experiências e se desafiar a construir algo a partir do que se sente. O resultado foi uma manhã inspiradora e de muita alegria, contou a Professora de Educação Física Andressa Alves, organizadora do encontro.
O poeta Márcio Nunes trouxe para o encontro a ideia de que O sentimento não é da mesma matéria das palavras, mas o papel do poeta é fazer algo que se equivalha a isso. O sentimento enquanto se sente é algo tão peculiar que você não traduz em palavras, por causa disso você cria símbolos. Você cria, por exemplo, a palavra chamada amor, e joga nela o resumo de uma infinidade de coisas que a gente pode sentir. Mas ela não é uma palavra, não é uma direção, não á a coisa propriamente dita. A coisa propriamente dita é o sentimento teu sentimento a cada vez que isso te ocorre. Não há conjunto de palavras que traduza com exatidão o que se sente. O papel do poeta é isso, nada mais é do que a tradução do que se sente, sem alcançá-lo na plenitude.
Esta Oficina de Poesia será replicada com outros grupos na Unidade Básica de Saúde (UBS) Morretes no mês de Dezembro.
Fonte: Prefeitura Municipal de Itapema