Novas medidas contra a Dengue em Itapema

Novas medidas contra a Dengue em Itapema

ACS são orientados e bromélias são retiradas de diversos espaços públicos e privados.

A Secretaria de Saúde, por meio do Departamento de Vigilância Epidemiológica, continua investindo na educação de profissionais e da comunidade no combate da Dengue em Itapema. Durante a última semana, a responsável pelo Programa de Controle a Dengue (PCD), Jaqueline Ferreira, visitou todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS) para conversar com Agentes Comunitários de Saúde (ACS) e demais profissionais sobre o combate do mosquito da Dengue, o Aedes aegypti.

A ação foi realizada após um pedido da Secretaria de Estado da Saúde e buscou principalmente orientar os ACS para que nas visitas domiciliares, alertem e consigam fazer com que os moradores eliminem qualquer tipo de criadouro na hora, sem deixar para depois. “Precisamos ser mais incisivos, pois muitas as pessoas dizem que irão eliminar, mas acabam deixando pra outra hora e esquecendo, o que é um risco muito grande pra toda a população”, afirmou Jaqueline Ferreira.

Juntamente com as orientações, uma cartilha elaborada pelo Departamento de Vigilância Epidemiológica foi distribuída a todos os ACS das Unidades. “Na cartilha colocamos o que fazer quando encontrar os diferentes locais que o mosquito pode fazer o depósito de ovos, como pratinhos de plantas, lixos em geral, pneus, piscinas, etc. Além desses locais, também ressaltamos os lugares que o mosquito não se prolifera, mas que muitas vezes a população acredita que são possíveis, como água acumulada em bueiros, meios-fios, valas e poças d’água”, acrescentou Jaqueline.

Conscientização por todos

Na manhã desta segunda-feira (27/04), as ações de controle a Dengue ganharam uma nova frente de atuação em Itapema. Um hotel se sensibilizou e permitiu a retirada das bromélias que existiam nos jardins do local. A planta, que tem como característica acumular água em seu interior, é um criadouro natural do mosquito. Outros lugares também aderiram as ações específicas, como um residencial, uma chácara, a pista de skate da Rua 306 e até mesmo a Praça da Paz. Todos os lugares tiveram suas bromélias retiradas para evitar a proliferação do vetor.

Para mais informações sobre o controle do mosquito transmissor da Dengue e da Chikungunya, entre em contato com a Vigilância Epidemiológica pelo telefone (47) 3267-1530. O atendimento é feito de segunda à sexta-feira das 8h às 12h e das 13h às 17h ou pelo e-mail dengue@itapema.sc.gov.br. Denúncias pela comunidade devem ser realizadas através do site da Prefeitura, no link Ouvidoria, podendo ser feito o acompanhamento online do caso através do número de protocolo gerado.

Fonte: Prefeitura Municipal de Itapema