Os dados deste domingo (21) indicam que 90,75% das vagas de terapia intensiva disponíveis pelo SUS em SC, para adultos, estão ocupadas. O índice abrange pacientes com coronavírus e também internação geral, que inclui vítimas de acidentes, cirurgias e emergências graves. Do total de 1.265 leitos ativos, 1.148 estão ocupados. Apenas 117 vagas estão disponíveis, em todos os hospitais com leitos públicos de Santa Catarina.
Se consideradas apenas as internações por Covid-19, a ocupação é de 90,21%. O Estado possui 776 leitos específicos para pacientes com coronavírus. No fim da manhã deste domingo – horário da última atualização – havia vaga para 76 pessoas.
O número preocupa porque o avanço da pandemia tem pressionado o sistema de saúde. Entre sábado e domingo, mais 30 pessoas precisaram de ventilação mecânica em Santa Catarina, segundo informações da Secretaria de Estado da Saúde.
Se considerados os leitos específicos para pacientes com Covid-19, a situação mais crítica neste domingo é a da Grande Florianópolis, que tem 97,71% de ocupação. Em seguida vêm Meio Oeste e Serra, Nordeste e Planalto Norte, e Grande Oeste – todas com 96% de ocupação dos leitos.
UTI geral também está sob pressão
Dos 489 leitos para internação geral em UTI, apenas 41 estão desocupados neste domingo. Não há mais vagas em UTI geral no Meio Oeste e Serra, que estão com 100% de ocupação. Também estão em situação crítica o Sul do Estado, com 98,5%, Foz do Itajaí-Açu, com 94,8%, e Vale do Itajaí, com 93,6%.
Foto: Zanone Fraissat/Folhapress
Fonte: NSC Total – Dagmara Spautz – Por Dagmara Spautz