Capacitação falou sobre dor crônica e contou com profissional renomado.
A Secretaria de Saúde de Itapema, por meio do Departamento de Atenção Básica, segue com o serviço de qualificação da saúde em Itapema. Na tarde da última terça-feira (25/08), os Médicos da Atenção Básica receberam uma capacitação ministrada por um grande Psicólogo e Professor da Univali, Jamir Sardá Jr., Mestre em Psicologia pela UFSC e Doutor em Medicina pela Universidade de Sydney Australia.
Segundo o próprio Psicólogo, o tema do encontro foi uma abordagem biopsicossocial da dor. “A dor crônica é um problema que atinge uma em cada cinco pessoas. Cerca de 80% das visitas ao médico são motivadas por dor. Por ser um sintoma importante presente em diversas doenças, trabalhamos assuntos como a prevalência, modelos de dor, contribuição dos aspectos psicossociais na dor, incapacidade e sofrimento mental, avaliação psicossocial da dor e formas de intervenção”, explicou Jamir Sardá Jr.
O Psicólogo acrescentou ainda que com os profissionais possuindo este conhecimento, é possível sensibilizar alguns que não possuem formação sobre dor para uma abordagem biopsicossocial dos problemas, realizando assim um tratamento de forma mais adequada e efetiva. “Isto quer dizer que o foco não é apenas a doença ou o tratamento em si, mas também em outros aspectos que possam estar relacionados ao adoecer, sejam eles fisiológicos, psicológicos, sociais, ambientais, entre outros, que devem sempre ser considerados para que o tratamento seja eficaz”, afirmou Jamir Sardá Jr.
Para os profissionais que receberam a capacitação, este novo conhecimento estará contribuindo no dia a dia de cada um para um diagnóstico multidimensional da dor e um atendimento que considere as peculiaridades de cada problema, resultando em um tratamento mais efetivo e com resultados positivos.
Fonte: Prefeitura Municipal de Itapema