O prefeito de Itapema, Sabino Bussanello, assinou na quarta-feira (4) a ordem de serviço para as obras da Macrodrenagem no bairro Alto São Bento. O ato aconteceu durante a reunião Socioambiental realizada na Escola Municipal de Ensino Básico (EMEB) Maria Linhares, que contou também com a presença do presidente da Unidade Executora Local (UEL) da Macrodrenagem, o procurador Rodrigo Marchiori Pereira, e a comunidade local. O início dos trabalhos no bairro está previsto para segunda-feira (9).
A Macrodrenagem no bairro Alto São Bento fará uma intervenção de 400 metros ao longo da Rua 902D, iniciando pela esquina com a Rua 902D3. Na área serão colocadas peças de galeria de 2,5 x 1,5, para também ampliar a tubulação existente no afluente do Rio Fabrício, que corta a região.
Para o prefeito Sabino Bussanello, a intervenção do bairro Alto São Bento é estratégica para minimizar o efeito das enxurradas em Itapema. Nossas equipes técnicas fizeram um levantamento em todo o município, de acordo com relatórios da Defesa Civil, para detectar quais são os pontos críticos que devem receber a intervenção da Macrodrenagem. Temos agora o orgulho de iniciar a maior obra da história de Itapema também aqui no bairro Alto São Bento, explica.
Sistema de Macrodrenagem
O projeto Macrodrenagem de Itapema será desenvolvido durante 20 meses e três empresas serão responsáveis pela execução, nas áreas de Trabalho Socioambiental pela Iguatemi, Fiscalização e Supervisão pela Emobras e Obras e Equipamentos pela Sulcatarinense, representando um investimento que ultrapassa R$ 41 milhões. Até momento foram colocadas cerca de 800 metros de galerias nos bairros Morretes e Meia Praia.
O objetivo da Macrodrenagem de Itapema é criar um sistema eficaz de coleta e condução das águas da chuva até rios e o mar, utilizando galerias de concreto, para prevenir os efeitos das enxurradas. Essas galerias vão completar os mais de 90 quilômetros de tubos de microdrenagem (bocas de lobo e tubulações de menor diâmetro) implantados nos últimos cinco anos em Itapema.
A Macrodrenagem de Itapema faz parte do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), do Governo Federal, por meio do Ministério das Cidades, em uma parceria que inclui investimentos Federais a fundo perdido, sem a necessidade de reembolso, e recursos Municipais, através do Programa de Desenvolvimento Sustentável de Itapema (PRODESI).
Mais informações ou dúvidas sobre a Macrodrenagem de Itapema podem ser esclarecidas pelo telefone (47) 3268-8022 ou pelo e-mail macrodrenagem@itapema.sc.gov.br.