Orientação para prevenir a Tuberculose

UBS’s de Itapema realizam palestras para comunidade

Para alertar a comunidade sobre a Tuberculose, equipes da Secretária de Saúde realizam trabalhos especiais com o tema ao longo de toda essa semana. As atividades começaram na segunda-feira (24/03), data em que foi comemorado o Dia Mundial da Luta contra a Tuberculose.

Cada coordenador de equipe definiu ações e abordagens de acordo com o planejamento das próprias UBS’s. Na UBS da Meia Praia I o tema foi discutido através de palestra. As enfermeiras Milia Simielli, Deise de Souza e Mariana Halpin, orientaram a comunidade junto com os Agentes de Saúde, José Bezerra, Márcia Berejuki, e Terezinha Ribeiro de Freitas Pereira. Outros profissionais como dentistas e auxiliares também fizeram parte da equipe no encontro. Cerca de 20 pessoas participaram do bate papo e esclareceram dúvidas sobre a doença.
Dados do Ministério da Saúde apontam que o número de casos da doença no país subiu de 70 mil em 2012 para 71,1 mil em 2013. O aumento desses registros reforça a necessidade da orientação para a prevenção e o tratamento.

Já na UBS do Sertão do Trombudo a prática da orientação direcionada também foi aplicada. Equipes reuniram a comunidade e alertaram sobre a importância de identificar os sintomas e como evitar o contagio da doença. Cartazes ilustravam a sala, deixando a explicação e o tema do assunto ainda mais interessantes. A enfermeira Rosilda Nogueira, acompanhada das agentes comunitárias Sandra Adair, Dalvana Lamin e Juliana da Silva conversaram com todos. A técnica de enfermagem Roberta Dalmollin e a recepcionista Nilciane Manuel Durval também contribuíram para o tema.

A tuberculose é uma doença infectocontagiosa que tem cura, é preciso tratar da doença aos primeiros sinais. Ela é causada por uma bactéria que afeta principalmente os pulmões, mas também pode ocorrer em outros órgãos do corpo. A transmissão é direta, de pessoa a pessoa. Alguém com tuberculose expele, ao falar, espirrar ou tossir, pequenas gotas de saliva que contêm o agente infeccioso e podem ser aspiradas por outro indivíduo, contaminando-o.

Má alimentação, falta de higiene, tabagismo, alcoolismo ou qualquer outro fator que gere baixa resistência orgânica, também favorece o estabelecimento da tuberculose.
Se você quiser saber mais detalhes sobre o tratamento da Tuberculose ou desejar uma orientação sobre o tema procure a Unidade Básica de Saúde mais próxima de sua casa.

Fonte: Prefeitura Municipal de Itapema