Tratamento integral começa no pré-operatório até a fisioterapia.
A saúde de Itapema segue avançando em todas as áreas. A demanda por cirurgias de joelho será zerada. Cerca de 50 pacientes que aguardavam pelo procedimento estão sendo atendidos graças a uma parceria entre a Secretaria de Saúde de Itapema, por meio do Centro de Referência e Especialidades (CERES) e o Hospital de Azambuja, em Brusque.
Dez pacientes já passaram pelo procedimento e agora realizam a consulta de revisão pós-operatória. “Os pacientes estarão recebendo o tratamento na íntegra, desde avaliação pré-operatória com médico cardiologista até a reabilitação. Temos dois profissionais de fisioterapia trabalhando focados nas sessões destes pacientes”, explicou Coordenadora do CERES, Sandra Galisa.
A moradora do Bairro Sertão do Trombudo, Gilciani Adair, foi uma das atendidas pela cirurgia. Ela agradeceu o cuidado de toda equipe. “Dei entrada do pedido no passado e já fui atendida. Agradeço ao Prefeito Rodrigo Bolinha e a toda equipe do Hospital Azambuja e do CERES que me trataram muito bem”, afirmou Gilciani.
O Prefeito Rodrigo Bolinha, acompanhado pelo Secretário de Coordenação e Gestão, Marcos Aurélio da Silva (Lelo), esteve no CERES na manhã desta quinta-feira (25/07) conversando com os pacientes atendidos pelas cirurgias. “Assim como nas outras áreas, a saúde vive um novo tempo em Itapema. Antes eram 8 médicos atendendo em 13 equipes hoje são 15 médicos atendendo em 14 equipes. Nas especialidades tínhamos 20 e agora para 30 especialistas. Com a cooperação de toda equipe da Secretaria de Saúde, o Secretário Everton, a Coordenadora Sandra e o Doutor Daniel tem dado satisfação a todos os pacientes que estão a espera desta cirurgia. E vamos continuar avançando a cada dia, com respeito aos profissionais, melhores condições de trabalho e humanização do atendimento”, declarou o Prefeito Rodrigo Bolinha.
Entenda o procedimento
As cirurgias são realizadas através de vídeoartroscopia, onde por meio de pequenas incisões no joelho. É introduzida uma lente óptica com sistema de iluminação sendo a imagem reproduzida em um monitor. Assim o médico analisa todas as estruturas internas do joelho como meniscos, cartilagens e ligamentos, confirma lesões já sabidas, diagnostica lesões novas e realiza o tratamento proposto. É um procedimento cirúrgico minimamente invasivo, onde não é necessário realizar cortes amplos, o que facilita em muito a recuperação do paciente.
Fonte: Prefeitura Municipal de Itapema