Equipamentos contribuem no trabalho de monitoramento da Defesa Civil.
A equipe da Defesa Civil de Itapema trabalha na manutenção dos pluviômetros espalhados pela cidade. Os equipamentos, instalados em pontos específicos, servem para analisar os índices de precipitação da chuva. Os dados são coletados em tempo real e contribuem para a avaliação dos eventos naturais e a identificação de cenários, que poderão resultar em avisos e alertas para a comunidade.
Ao todo, sete equipamentos devem receber a manutenção. Cinco deles são automáticos, o da Escola Bento Elói Garcia, no Bairro Morretes, Escola Maria Linhares, no Bairro Alto São Bento, Corpo de Bombeiros, no Bairro Jardim Praiamar, Escola Paulo Reis, no Bairro Sertão do Trombudo e na Unidade Básica de Saúde (UBS) do Ilhota. Outros dois semiautomáticos estão na sede da Defesa Civil, no Bairro Tabuleiro e na Secretaria de Obras e Transportes, no Bairro Sertãozinho.
“Manter o funcionamento dos pluviômetros é de suma importância para que possamos garantir a medição correta das águas das chuvas. Com os dados poderemos prever melhor a quantidade de precipitação e assim prevenir e alertar a população, principalmente as que estão em áreas consideradas de risco”, afirmou o Coordenador de Defesa Civil de Itapema, Moisés Cesar Filho Motta.
Limpeza e desassoreamento de rios
A Defesa Civil em parceria com as equipes da Secretaria de Obras e Transportes seguem com o trabalho de prevenção a enchente e alagamentos. A força tarefa está focada na limpeza e desassoreamento de córregos e rios, garantindo assim a correta vazão das águas.
Fonte: Prefeitura Municipal de Itapema