Estão abertas as inscrições para o curso de habilitação de pescador profissional, também conhecida por POP, em Porto Belo. As aulas ocorrem entre 20 de maio e 1 de junho, na Câmara de Vereadores do município. A capacitação é crucial para quem opera embarcações em alto-mar. Os pescadores terão noções de construção naval, prevenção e combate a incêndios dentro da embarcação, manobras entre outros.
As inscrições podem ser realizadas até 20 de maio, na sede da Secretaria de Pesca e Aquicultura. Para participar, são necessários documento de identidade, CPF, comprovante de residência, atestado médico de acordo com as normas da marinha, declaração do dono da embarcação que o pescador trabalha e histórico escolar que comprove a escolaridade no mínimo até 4 série. No primeiro dia de curso, os pescadores participarão de um teste de natação.
Este ano, estão disponíveis 30 vagas e a carga horária do curso é de 80 horas. As aulas serão realizadas das 8h às 12h e 13h às 17h. O curso é promovido no município, fruto de parceria entre Secretaria de Pesca e Aquicultura, Marinha do Brasil e Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC).
O Secretario de Pesca e Aquicultura, Fernando Raulino Amadeu, salienta a importância da capacitação. “Para o pescador trabalhar embarcado, ele deve ter Caderneta de Inscrição e Registro (CIR). Caso a Capitânia dos Portos encontre o trabalhador sem o curso, pode gerar multa para o dono da embarcação.” Alerta o secretário.
Créditos: Everton Palaoro
Prefeitura Municipal de Porto Belo