Porto Belo deu mais uma passo para obtenção do alfandegamento do primeiro Porto Turístico do Brasil. Na sexta-feira, 9, o prefeito Evaldo Guerreiro, o presidente da Fundação de Turismo, Cláudio De Souza, e o gerente do píer municipal, Márcio Serpa, recepcionaram representantes da Antaq (Agência Nacional de Transporte Aquaviário).
A equipe da Antaq chegou a IPT( Instalação Portuária Turística) às 10h30 e ficou por aproximadamente duas horas. Durante o encontro, os técnicos repassaram a lista de exigências a serem atendidas pela Fundação de Turismo. O presidente da Fumtur, Cláudio de Souza, ressalta que o título de primeiro porto turístico regularizado do Brasil tornou Porto Belo referência. ” Com processo de alfandegamento sendo conduzido dentro das normas legais, somos referência nacional do setor náutico, pois agregaremos a base permanente da Receita Federal e da Polícia Federal junto do píer turístico municipal”, explicou.
O prefeito Evaldo Guerreiro adianta que o procedimento está na fase final. “Estamos viabilizando a parte legal e também as instalações para a operação dos órgãos e equipamentos de segurança”, contou o prefeito. A expectativa é que tudo esteja pronto até novembro, inclusive com a instalação de novos e modernos flutuantes para o embarque e desembarque dos turistas.
Na quarta-feira, 7, Porto Belo tinha recebido a visita da Polícia Federal, que realizou a vistoria final para anuência da Receita Federal no processo. O alfandegamento permitirá a chegada de transatlânticos que fazem trajeto internacional. O procedimento era feito no porto de Imbituba, o que onerava o custo para as companhias de cruzeiro. O avanço nas negociações para obtenção do alfandegamento já reflete na escala de navios desta temporada. Ao todo, já estão confirmadas 28 escalas, que trarão aproximadamente 80 mil pessoas entre passageiros e tripulantes.
Prefeitura Municipal de Porto Belo