Acontece entre os dias 23 e 27 de novembro o “Encontro Ancestral Sinto a Presença de Bimba”, realizado pela Associação de Capoeira Bimba’s do Sul Porto Belo e Sambadeiras de Bimba, com apoio do Governo Municipal através da Fundação da Cultura e Fundação de Esportes.
O professor de capoeira Edson Carlos dos Santos, que faz parte da comissão de organização do evento, destaca a importância do espaço para que os capoeiristas da região possam se reunir em homenagem a uma grande liderança. “Manoel dos Reis Machado, o Mestre Bimba (1900-1974), foi um precursor e expoente do ensino e difusão da capoeira no Brasil e para nós é uma honra estarmos reunidos para lembrar de tudo o que ele realizou e do trabalho que hoje buscamos dar continuidade” – destaca.
A abertura oficial do evento acontece no dia 23, às 19h, na Câmara Municipal de Vereadores do Município de Porto Belo, com show de dança Afro com Fernanda Machado.
Na quinta-feira, dia 24, haverá apresentações culturais com grupos locais no espaço do Palco das Artes, junto à Fundação Municipal da Cultura. No dia 25, sexta-feira, haverá homenagem aos Mestres locais e Formatura C.M Rato (Volmar da Silva), também no Palco das Artes às 16h e exibição de documentário às 20h.
O sábado, dia 26, será reservado para as oficinas, com Mestre Nenel e Mestre Luizinho das 9h às 12h sobre “Musicalidade da Regional – teórica e prática” e palestra sobre “Vivência em Goiânia”. Ainda no sábado, das 14h às 17h, haverá apresentações com Mestra Nalvinha, Mestra Preguiça e Mestra Fernanda Machado sobre “Samba de Roda” e “Vida e história de Mestra Biloca”. Às 19h está programada uma Roda de Conversa com a família Mestre Bimba. Toda a programação de sábado acontece no Palco das Artes, no bairro Vila Nova.
O evento encerra no domingo, dia 27, com café da manhã e passeio da família Bimba na cidade de Porto Belo e região.
Fonte: Ana Maria Cordeiro – Assessora de Imprensa – Prefeitura Municipal de Porto Belo