A Casan vai vistoriar o trecho inacabado do sistema de tratamento de esgoto de Porto Belo. Representantes da empresa estiveram no município para recolher a documentação do convênio com o Ministério do Turismo, interrompido em dezembro de 2012 por falta de prestação de contas.
Vistoriar a documentação do projeto e o trecho executado da obra é o primeiro passo para o município retomar a implantação do sistema de coleta e tratamento de esgoto da cidade. A obra é considerada prioridade para garantir qualidade de vida aos moradores e turistas.
O convênio com o Ministério do Turismo previa o repasse de R$ 16,9 milhões para a realização da obra. O município recebeu R$ 8,7 milhões do previsto. Porém, não conseguiu comprovar a aplicação dos recursos. Além de ter o convênio suspenso e ficar sem a obra, o município poderá ser obrigado a devolver os valores investidos pelo governo federal.
A parceria com a Casan é uma das medidas para retomar a obra. Paralelo a está ação, a Procuradoria do Município fez uma recomendação ao MPF (Ministério Público Federal) para apurar os motivos que levaram o governo a interromper a obra.
O prefeito Evaldo Guerreiro destaca que existe uma preocupação grande com a interrupção do projeto. “Toda cidade necessita de um tratamento adequado de água e esgoto., principalmente uma que tem o turismo como uma das principais fatores de renda”, ressaltou Evaldo.
Prefeitura Municipal de Porto Belo