Nesta terça-feira, 4, a Prefeitura de Porto Belo, por meio da Assistência Social realizou a 8 Conferência de Assistência Social, onde foram escolhidos os delegados e representantes da sociedade civil e também debatidos questões relacionadas a saúde, educação e assistência social. O encontro ocorreu no CCI (Centro de Convivência do Idoso), no bairro Perequê, com o tema “Consolidar o Sistema Único da Assistência Social (Suas): de vez rumo a 2026”.
A palestra foi ministrada por Luziele Tapajós, ex-presidente do Conselho Nacional de Assistência Social (CNAS) e professora da UFSC (Universidade Federal de Santa Catarina). Participaram representantes de entidades da sociedade organizada, membros do Conselho Tutelar e da Assistência Social e moradores. Também foram escolhidos os delegados que representarão Porto Belo na conferência estadual de assistência social. Vilmar Manuel Viera e Fernanda Souza representarão a sociedade civil e Luciano Estevão e Lilian Mazurek Meyer serão representantes do governo.
As pautas debatidas na conferência foram propostas para a saúde, educação, assistência social e para o poder judiciário. Estas demandas já tinham sido escolhidas nas pré-conferências realizadas com os profissionais e usuários da assistência social. A conferência é uma ferramenta de controle social onde a população colabora para decidir as diretrizes do município no âmbito da Assistência Social. Além de avaliar se as políticas do setor são efetivamente realizadas pelo município. Participam representantes dos mais variados segmentos da sociedade.
Foto: Divulgação – Porto Belo
Prefeitura Municipal de Porto Belo