Encontros entre profissionais de adolescentes orientam e tiram dúvidas em Porto Belo
Numa fase em que as dúvidas surgem a todo momento e que pequenos fatos parecem grandes problemas, nada melhor que o diálogo. Pensando nos problemas enfrentados por adolescentes na atualidade, a equipe da Unidade Básica de Saúde Manoel José Domingos, no bairro Araçá, em Porto Belo, realizou na última quinta-feira (20) o primeiro encontro de orientação para adolescentes.
A iniciativa foi da enfermeira coordenadora da Unidade Lucia Maria de Miranda, que contou com o apoio de toda a equipe. Entre os assuntos debatidos neste primeiro encontro estavam a puberdade e as mudanças que ocorrem no corpo, além de questionamentos que surgem ao longo da conversa.
De acordo com a enfermeira Lucia, é preciso orientar os adolescentes sobre as principais mudanças que ocorrem não apenas no corpo, mas também as repentinas mudanças de humor provocadas pela produção de hormônios. “Conversamos sobre dúvidas frequentes que geralmente surgem mas que nem sempre há coragem para perguntar. É importante também que estas dúvidas sejam sanadas por pessoas que possam orientá-los de forma coerente e correta. Há a preocupação de que nem todos conversam com seus pais ou com adultos de sua confiança.” – destaca a enfermeira.
O prefeito de Porto Belo Emerson Stein reforça a importância de manter o diálogo neste período de mudanças, em que os jovens podem ser influenciados por uma série de fatores negativos, visto que através da internet, tem em suas mãos um leque de informações que podem confundir.” – diz o prefeito. Os encontros com adolescentes acontecerão no bairro Araçá uma vez por mês. A equipe da Unidade Básica de Saúde já realizou encontros com idosos e gestantes.
Fonte: Ana Maria Cordeiro – Assessora de Imprensa – Prefeitura Municipal de Porto Belo