A autorização para navegação em águas brasileiras foi confirmada no último sábado, dia 02.
O Governo do Município de Porto Belo através da Fundação de Turismo e Desenvolvimento Econômico recebeu com alegria a notícia da autorização para que navios de cruzeiro naveguem em águas brasileiras. A autorização foi confirmada no último sábado (2), pelo ministro do Turismo, Gilson Machado Neto e o Município já se prepara para receber os turistas, que devem chegar pela primeira vez no mês de novembro.
Para a temporada 2021/22, estão previstas 10 escalas de navios de cruzeiro para Porto Belo. Os turistas desembarcam no Píer Turístico, no Centro da Cidade, que foi reformado e recebeu importantes melhorias neste ano.
A presidente da Fundação de Turismo e Desenvolvimento Econômico Zene Drodowki destaca a importância desta autorização para a economia. “Assim como para tantas outras cidades, a chegada de navios de cruzeiro a Porto Belo contribui muito para a economia, já que movimenta toda a região. Porto Belo já se preparava para a chegada de cruzeiros antes mesmo da liberação e agora finaliza as melhorias no Píer Municipal. Ficamos felizes com a notícia e assim, esperamos que o trade turístico se recupere economicamente, do tempo em que esteve parado” – explica a presidente.
A autorização confirmada pelo ministro veio depois de uma reunião com participação da Clia Brasil, das empresas marítimas e de representantes dos ministérios do Turismo, Justiça, Infraestrutura e Saúde. Sete navios (dois da Costa e quatro da MSC, que ainda terá um quinto na Argentina) estão autorizados a navegar por águas brasileiras, seguindo protocolos já estabelecidos.
A princípio, os navios iriam operar com 70% da sua capacidade máxima de hóspedes, além de ser solicitado o uso de máscaras em momentos indicados, distanciamento físico, menor ocupação, ar fresco sem recirculação, desinfecção e higienização constantes.
Fonte: Ana Maria Cordeiro – Assessora de Imprensa – Prefeitura Municipal de Porto Belo