A tarde desta terça-feira, dia 9, foi de solidariedade no Centro de Cidadania de Porto Belo. Estiveram reunidos 15 artesãos para discutir a organização de um grupo de fomento de Economia Solidária. A reunião foi conduzida pelo Coordenador do Orçamento Participativo, Luciano Pedro Estevão, e pela coordenadora dos Conselhos Municipais, Suzete Kummer.
O início do encontro foi de esclarecimentos sobre essa proposta inovadora do projeto Economia Solidária, que proporciona um jeito diferente de produzir, vender, comprar e trocar mercadorias necessárias para a sobrevivência do ser humano. A proposta da economia solidária segue uma nova lógica de trabalhar e viver sem explorar as pessoas, sem levar vantagem, sem destruir o ambiente. Cooperando, fortalecendo o grupo, cada um pensando no bem de todos e no próprio bem.
Luciano Estevão explicou aos presentes que a proposta da economia sustentável implica na reversão da lógica capitalista ao se opor à exploração do trabalho e dos recursos naturais, considerando o ser humano na sua integralidade como sujeito e finalidade da atividade econômica. Precisamos ter em mente que solidariedade, justiça e igualdade são os princípios desse projeto que o governo federal oferta e assim definir que tipos de empreendimentos podemos desenvolver aqui em Porto Belo de economia solidária, propôs.
Os artesãos presentes na ocasião tiveram a oportunidade de conhecer e refletir que cooperação, autogestão, dimensão econômica e solidariedade são as principais características da proposta da economia solidária.
Para Luciano, o encontro foi produtivo para escolher e selecionar áreas com aptidão e pré-disposição a participar desse projeto de economia solidária que retoma os trabalhos com afinco em janeiro de 2015. Mostramos 10 exemplos de empreendimentos de economia solidária que são possíveis, como de produção de pães, outro de costureiras, de produtos rurais e culturais. Agora, precisamos estimular a reflexão da comunidade sobre o assunto e para isso teremos uma palestra com o Raul Pont, sociólogo e deputado estadual no Rio Grande do Sul, nesta sexta-feira, dia 12, às 14h na Câmara de Vereadores, convida.
Segundo Luciano, a palestra tem como tema central a participação social, mas o tema economia solidária também será amplamente discutida. Os líderes comunitários já foram convidados para o evento, mas a palestra é aberta a comunidade e gratuita.
Prefeitura Municipal de Porto Belo