Os professores do ensino fundamental da rede municipal de ensino de Porto Belo participaram de encontro de abertura do cronograma do ano letivo. O encontro, promovido pela prefeitura contou com a apresentação da equipe da Secretaria de Educação e apresentação do relatório de ações realizadas em 2013.
Os professores e gestores do ensino fundamental participaram de palestra com Adriana Correa e Sonia Regina de Andrade, da formação continuada da Furb (Fundação Universidade Regional de Blumenau). Este foi o início do direcionamento dos trabalhos de construção da proposta curricular que vai definir as atividades educacionais a serem desenvolvidas no município.
Em 2013, a educação alcançou metas que beneficiaram o professor e o aluno da rede. Formações como o PNAIC (Programa Nacional de Alfabetização na Idade Certa), a entrega de kits escolares com material pedagógico para os docentes e alunos e também projetores multimídia, computadores e material de informática fizeram parte dos benefícios que refletirão na prática pedagógica.
Os projetos na área de educação não param. Para 2014, a prefeitura ampliou o acesso ao transporte público com a aquisição de mais um veículo para 52 alunos e adaptação com plataforma de acesso para cadeirantes. Além disto, a oferta de vagas em creche será ampliada com a reforma e extensões dos NDIs (Núcleo de Desenvolvimento Infantil).
Segundo a secretária de Educação, Dóris Serpa Ferreira, além das obras e melhorias na rede municipal, a prefeitura trabalha com parceiros para a promoção de cursos profissionalizantes para os jovens do município. Graças a parceiros como o IFSC (Instituto Federal de Santa Catarina), conseguimos ampliar o número de modalidades de graduação em nível técnico. A partir deste ano, disponibilizaremos seis novos cursos por meio do Pronatec (Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego) para que os jovens recém saídos do ensino médio se capacitem para o mercado de trabalho, destaca Dóris.
Para o prefeito Evaldo Guerreiro, a educação do município avançou bastante em termos de qualidade de ensino e melhores condições para a prática pedagógica. Um exemplo é a equiparação do piso do professor em relação ao piso nacional. Dar ferramentas para os docentes e valorizá-los são ações que tomamos para melhorar a qualidade do ensino na rede municipal, reforça Evaldo.
Prefeitura Municipal de Porto Belo