A alimentação escolar de Porto Belo é desenvolvida a partir de um projeto inovador, criado cuidadosamente por duas nutricionistas, Mariane de Souza Liz e Juçara Jaques. O diferencial do projeto realizado na cidade é a oferta de almoço e jantar, totalizando, junto com os lanches, cinco refeições diárias em escolas de ensino integral e em Núcleos de Desenvolvimento Infantil- NDI. Os estudantes do turno escolar normal recebem três refeições, mas também com almoço e jantar.
Os alunos da rede municipal recebem café da manhã, servido a partir das 7h40, lanche às 10h e o almoço, que começa a ser servido a partir das 11h45. O almoço pode ser desfrutado tanto por alunos do período matutino quanto do turno vespertino. Os estudantes da tarde, além de receberem o almoço antes mesmo do início das aulas, eles ganham um lanche às 15h e outro às 17h.
Nos Núcleos de Desenvolvimento Infantil, onde crianças podem permanecer período integral ou somente meio período, conforme a necessidade dos pais, o horário do café da manhã é das 8h às 8h30, o lanche, que funciona como espécie de hidratação, das 9h às 9h30. Já o almoço é servido às 11h. O primeiro lanche da tarde acontece às 14h e às 16h é servido o jantar.
As nutricionistas explicam que cada refeição foi planejada com a elaboração de um cardápio adequado, respeitando os grupos alimentares e servindo porções adequadas a cada faixa etária, que possam atender as necessidades do desenvolvimento dos alunos. “O grande diferencial da merenda escolar da rede municipal de ensino está principalmente na qualidade dos alimentos e na enorme variedade de frutas”, destaca a nutricionista Juçara.
No café da manhã, por exemplo, a refeição é composta de suco de fruta natural ou achocolatado com bolo, cereais, pão ou biscoito. E no lanche da manhã é sempre uma fruta, como banana, maça ou laranja. O almoço é composto por um tipo de proteína, um tipo de grão, salada crua e acompanhamento. “Nessa refeição tem ovo, carne, frango ou peixe, um tipo de feijão e arroz ou macarrão. O acompanhamento pode ser polenta, purê de batata ou aipim, ou ainda abóbora e a salada”, explica a nutricionista Mariane.
No lanche da tarde, novamente uma fruta é oferecida aos estudantes e o último lanche tem os mesmos alimentos que compõe o café da manhã. “Nos NDI’s, os alimentos são os mesmos que oferecidos nas escolas, mas o que muda é a consistência. As frutas são amassadas, e os alimentos colocados em formas de sopas ou canjas para o jantar, facilitando a alimentação dos pequerruchos. O frango é oferecido desfiado, por exemplo, e também as frutas recebem uma farinha que pode ser láctea ou de arroz. Os sucos podem ser transformados em vitaminas ou mingaus”, esclarece Mariane.
Segundo as nutricionistas, desde 2014 foi implantada uma grande variedade de produtos na alimentação escolar do município, como as farinhas funcionais de ora-pro-nóbis e tupinambor. As frutas são compradas de agricultores locais, da chamada agricultura familiar. “Também oferecemos produtos e cardápio diferenciado para crianças com patologias, como às que têm intolerância ao glúten e lactose”, informa Juçara.
Mais informações: (47) 3369-4250 I Secretaria de Educação
Prefeitura Municipal de Porto Belo