A tecnologia está cada vez mais presente na vida dos idosos, assim como já se faz presente no dia a dia de jovens e adultos. Neste início do mês de setembro, durante a realização das aulas com turmas que participam na modalidade remota da Rede Municipal de Ensino de Porto Belo, uma idosa achou curiosa a forma diferente de aprender e teve interesse em participar. A moradora de Porto Belo Maria Schwartz Guerreiro, de 93 anos, teve uma participação especial na aula dos netos de coração Marcos Gabriel Ribeiro Danielewicz e Mabili Gabrieli Ribeiro Carneiro.
Dona Maria, como é conhecida, pediu para o neto Marcos, que estuda no 9º ano da Escola Básica Municipal Nair Rebelo dos Santos, que mostrasse para ela como funcionava a aula Online e no finalzinho, o professor Fábio Donizeti Domingos recebeu a vozinha, que ficou animada em poder fazer parte daquele momento. O professor Fábio explicou como as coisas funcionam no Ensino Remoto e as crianças puderam entender a importância da tecnologia na vida de todos, inclusive dos idosos.
A senhora de 93 anos gostou tanto da participação na aula do 9º ano, que quis entrar na aula online da aluna Mabili, que está no 4º ano da Escola Pedro Alemão Antônio Richartz. A professora Fabiana da Silva Antunes também se alegrou com essa participação e Dona Maria pôde entender ainda mais como funcionam as “aulas pelo computador”.
Desde o início da pandemia os idosos são considerados os principais grupos de risco para a contaminação, sendo necessário o isolamento social. Para manter o contato com a família, Dona Maria ganhou um smartphone e assim, se interessou mais pela tecnologia, que tem se tornado essencial para minimizar o distanciamento físico. Os professores destacam que a utilização desses aparelhos gera aprendizado de uso e estímulo da manutenção do sistema cognitivo, sendo extremamente benéfica. Os aplicativos de troca de mensagens reduzem a sensação de isolamento e aproximam seus familiares.
A mãe dos alunos Jaciqueli Ribeiro entrou em contato com a Supervisora do ensino remoto Eidi Gizele Sanches, para agradecer e parabenizar os professores pelo acolhimento e carinho que tiveram.
Fonte: Ana Maria Cordeiro – Assessora de Imprensa – Prefeitura Municipal de Porto Belo