Os estudantes da Rede Municipal de Ensino de Porto Belo participaram nesta terça-feira (30) da 1ª fase da OBMEP – Olimpíada Brasileira de Matemática. A prova tem por objetivo estimular o estudo da Matemática, contribuir para a melhoria da qualidade da educação básica e identificar jovens talentos no país.
Nesta primeira fase, as provas foram aplicadas e serão corrigidas pelas próprias escolas, conforme regulamento. Porto Belo participa desta prova todos os anos e vários alunos já receberam menções honrosas, como o aluno Lucas Ferreira Fagundes, premiado com medalha de bronze pelo 3º lugar na Olimpíada Brasileira de Matemática pela prova realizada em 2021. Lucas era aluno da Escola Básica Municipal Nair Rebelo dos Santos.
A prova de 20 questões precisou ser realizada pelos alunos no tempo de 2h30, sendo distribuídas de acordo com o nível de escolaridade, como o nível 1 para 6º e 7º anos, nível 2 para 8º e 9º anos, e nível 3 para Ensino Médio. Alunos com deficiências dispõem de três horas e meia para completar a prova.
A Obmep é promovida pelos ministérios de Ciência e Tecnologia e da Educação, realizada pelo Instituto Nacional de Matemática Pura Aplicada (Impa) e pela Sociedade Brasileira de Matemática.
Fonte: Ana Maria Cordeiro – Assessora de Imprensa – Prefeitura Municipal de Porto Belo