Antes da partida dos pescadores para mais uma jornada em alto mar, a Fundação do Meio Ambiente de Porto Belo – FAMAP realizou na última semana no bairro Araçá, uma abordagem para orientações referentes ao lixo que produzem ou acabam encontrando nas redes durante os dias de pesca. Os profissionais foram questionados sobre a quantidade de material vindo nas redes e qual a destinação que recebiam.
De acordo com a presidente da Famap Ana Paula Buun, a ideia foi alertar sobre a quantidade de lixo, principalmente plástico, encontrados no oceano e os impactos que causam para o Meio Ambiente. Os colaboradores da Famap também alertaram os pescadores sobre a importância de trazer para terra o lixo produzido por eles próprios nas semanas que passam à bordo.
“Muitos pescadores já se mostravam atentos aos cuidados que devemos ter com o lixo e a importância de trazer para a terra o lixo produzido em alto mar. Aproveitamos para incentivá-los a trazer para a terra o lixo encontrado nas redes, tornando-os grandes contribuintes para a diminuição do lixo no oceano” – diz a presidente.
Os pescadores receberam informações sobre o projeto Eco-Óleo e os pontos de coletas de óleo de cozinha e sobre a coleta seletiva, que inclusive recolhe redes de pesca.
O Município de Porto Belo assinou no dia 08 de junho o termo de adesão à campanha da ONU Meio Ambiente Clean Seas (Mares Limpos), que busca o comprometimento dos setores públicos na criação de campanhas de conscientização e ações para diminuição de plásticos que acabam chegando nos oceanos.
Fonte: Ana Maria Cordeiro – Assessora de Imprensa – Prefeitura Municipal de Porto Belo