A formatura do Pronatec, realizada na noite de quarta-feira, dia 10, certificou 47 alunos de cursos de qualificação profissional. Com isso, a cidade passa a contar com 13 pessoas qualificadas para trabalhar como auxiliar administrativo, 11 como recepcionistas, 10 organizadores de eventos, nove com qualificação em inglês e quatro em espanhol aplicados para o turismo.
Franciele dos Santos Guerreiro, 21 anos, conclui o curso de auxiliar administrativo e pretende se qualificar ainda mais. “Pra mim foi muito bom, tem bons professores e acho importante para quem não tem condições financeiras para se capacitar. Tenho interesse agora em me qualificar em organização de eventos”.
Para Felipe Correa da Silva, 21 anos, que recebeu o certificado de qualificação profissional do curso de auxiliar administrativo, a intenção é se preparar ainda mais para o mercado de trabalho. O próximo curso que Felipe pretende fazer é em um dos setores mais aquecidos de Porto Belo, o turismo. “Quero fazer outros cursos ainda. Gostaria de aprender Inglês porque é importante para quem quer trabalhar com turismo”.
Para o prefeito Evaldo Guerreiro, a qualificação da mão de obra ajuda o município a atrair novos investimentos. “Só em 2014 já abrimos mais de 100 empresas. São empresários que escolhem Porto Belo porque aqui temos a preocupação de qualificar nossos moradores”, ressalta Evaldo.
O coordenador geral do Pronatec do IFSC, André Dala Possa, explica que a luta agora é para que sejam oferecidos cursos gratuitos na área da gastronomia. “Estamos buscando junto ao governo federal, que é o incentivador do programa, para abrirmos uma oferta de cursos que qualificam profissionais para o turismo”, adianta. Estes novas ofertas devem acontecer no primeiro semestre de 2015 exatamente para atender a demanda de uma das áreas que mais necessita de profissionais na cidade.
Prefeitura Municipal de Porto Belo