A histórica Igreja de Bom Jesus dos Aflitos, em Porto Belo, fechou as portas para comunidade esta semana. Todas as missas foram canceladas enquanto o pároco aguarda um novo laudo de engenharia sobre a estrutura, que está tomada de rachaduras e desgastada pelo tempo. Há um ano o coro, na parte de cima da igrejinha, não é mais usado porque está em risco.
A princípio, o fechamento é temporário. A construção é de 1824, tombada como patrimônio histórico catarinense e faz parte da memória local _ não apenas dos moradores de Porto Belo, mas de qualquer um que tenha passado com os olhos mais atentos em frente à construção, que fica bem em frente à baía.
Por duas vezes, desde o ano passado, a paróquia tentou aprovar projetos para a recuperação da igrejinha, uma delas através do Funcultural. Mas não teve sucesso.
Recentemente, a paróquia recorreu à Fundação de Cultura de Porto Belo para pedir ajuda. O orçamento do restauro é de R$ 450 mil, dividido em três etapas. A primeira, ao custo de R$ 175 mil, deverá ter participação do município, já autorizada pela Câmara de Vereadores. O restante deve depender de doações.
Permanência saudável
A igrejinha de Bom Jesus dos Aflitos é alvo de tratativas entre o município e a Fundação Catarinense de Cultura, que precisa autorizar a intervenção. A prefeitura informou que a igreja não corre risco de desabar, mas o restauro é necessário para a permanência saudável do imóvel.
Fotos: Marcos Porto
Fonte: O Sol Diário – por Dagmara Spautz