PORTO BELO – Impasse em obra de posto de saúde em Porto Belo vai parar na Justiça

PORTO BELO – Impasse em obra de posto de saúde em Porto Belo vai parar na Justiça

Problemas estruturais e nas fundações do posto de saúde localizado no bairro Jardim Dourado, em Porto Belo, levaram a prefeitura e a empresa responsável pela obra a entrar em uma disputa judicial para por fim a um impasse que já dura mais de um ano no município.

Logo na entrada, já é possível perceber os sinais da deterioração da construção. Rachaduras nas paredes e mofo são os danos mais visíveis na unidade, que foi inaugurada há menos de dois anos. A situação mais grave é na sala de atendimento odontológico, que precisou ser interditada por falta de condições para receber a comunidade.

Os problemas do posto de saúde ainda estão longe de ser solucionados. De um lado, o município alega que procurou a empresa contratada para fazer os consertos necessários, pois o prédio estaria na garantia. O secretário de Saúde, Rogério Pereira Leite, diz que a construtora não quis se apresentar para fazer as correções necessárias e que por isso o caso foi parar na Justiça. Segundo ele, uma perícia judicial deve decidir o que será feito com o posto.

Do outro, a construtora WA Comércio de Materiais de Construção teria alegado à prefeitura que precisa primeiro receber o restante do valor contratado para a execução da obra. O posto teria custado R$ 221.694,60 aos cofres públicos. Do total, a prefeitura reconhece ainda não ter pago R$ 43.966,55 à empresa.

A secretária de Administração do município, Chirley Laurencio, explica que o impasse é antigo:

Fizemos uma auditoria na obra e identificamos vários problemas que precisam ser corrigidos pela empresa contratada, porque por lei temos garantia de cinco anos. Nós recebemos os recursos da União para pagar o restante da obra mas decidimos não fazer a transferência enquanto a reforma não for feita.

A secretária Chirley relata ainda que a empresa contratada explicou que o problema estaria no projeto do prédio.

Não houve uma sondagem do solo e agora as sapatas estão cedendo, porque o solo está trabalhando. Nossa região tem essa característica, por isso é preciso adotar um sistema estrutural para que os problemas não avancem argumenta.

Os responsáveis pela construtora WA Comércio de Materiais de Construção foram procurados pela reportagem durante a sexta-feira, mas nenhum deles foi localizado para comentar o caso.

Unidade mantém atendimentos

O secretário de Saúde de Porto Belo, Rogério Pereira Leite, afirma que o posto de saúde do bairro Jardim Dourado continua atendendo normalmente à comunidade. Apesar dos problemas estruturais, o secretário informa que o posto não corre risco de desabar. Apenas a sala do dentista, que foi a mais prejudicada pelas rachaduras e umidade, precisou ser interditada.

Suspendemos apenas o atendimento odontológico, pois o parecer dos engenheiros não aponta risco para o restante da unidade. Mas alguma coisa tem que ser feita para resolver a situação afirma.

Enquanto a solução não chega, os moradores do Jardim Dourado estão recebendo atendimento odontológico no Centro de Atenção Especializada à Saúde (CAIS) do bairro Perequê. Os agendamentos e demais atendimentos médicos continuam sendo feitos no posto de saúde.

Fotos: Marcos Porto / Agência RBS
Fonte: O SOL DIÁRIO – Maikeli Alves