Através do projeto “Inclusão na contação”, desenvolvido pelo Governo Municipal através da Secretaria de Educação e Diretoria de Inclusão, as contações de histórias têm sido diferentes com as turmas da Educação infantil no Município de Porto Belo. A cada trimestre, atividades são desenvolvidas para que através de histórias infantis, as crianças possam entender a importância da inclusão e possam aprender desde cedo a respeitar as diferenças. As equipes são incentivadas a trabalhar a inclusão de forma lúdica, buscando desenvolver o respeito às diferenças, a empatia, conscientização do preconceito e a importância da amizade. O mesmo projeto é desenvolvido em todos os Núcleos de Desenvolvimento Infantil do Município.
Através das histórias, que possuem como personagens pessoas com deficiências, professores e alunos buscam compreender as diferenças, respeitar o próximo, além de proporcionar a integração das crianças, estimular a concentração e desenvolver a criatividade.
O projeto é constituído através dos direitos da aprendizagem das crianças, considerando o expressar, conhecer, participar e conviver e fazendo com que os alunos e alunas percebam que suas ações têm efeitos nas outras crianças e nos adultos, além de demonstrar as atitudes de cuidado e solidariedade na interação com crianças e adultos.
Fonte: Ana Maria Cordeiro – Assessora de Imprensa – Prefeitura Municipal de Porto Belo