O encerramento das atividades do programa Jovem Aprendiz reuniu nesta segunda-feira, 15, as turmas de Porto Belo e Tijucas para uma dinâmica em grupo. O ponto principal do encontro foi o diálogo sobre o andamento do programa e como os jovens estão se saindo no primeiro emprego.
Alguns atuam como estagiários há quatro meses, outros já acumulam mais de um ano de aprendizado. Por meio do projeto, eles passam um dia da semana em aula teórica, e durante os outros quatro, atuam na prática. É importante lembrar que é preciso estar matriculado nas escolas do município ou possuir ensino médio completo e ter disponibilidade de quatro horas para o trabalho.
O prefeito Evaldo Guerreiro acompanhou as atividades e conversou com os jovens sobre a participação no programa. “É preciso que eles digam o que deve ser melhorado para que, com a participação dos usuários, adaptemos o programa à realidade e necessidade do município”, afirma Evaldo.
O Jovem Aprendiz é um programa cujo objetivo é incluir o jovem no mercado de trabalho, priorizando a qualificação da mão de obra do município. São 20 dias iniciais para capacitação antes de iniciar o trabalho. Em Porto Belo, o projeto é fruto de parceria da prefeitura com o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA).
Prefeitura Municipal de Porto Belo